logo

Ações sociais marcam Dia Internacional dos Direitos Humanos

10/12/2021 18:04:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Diversos serviços foram oferecidos na Praça Veríssimo de Melo

Ações de cidadania marcaram as comemorações pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, na Praça Veríssimo de Melo. O evento promovido pela Prefeitura de Macaé disponibilizou diversos atendimentos socioassistenciais visando o acesso da população a serviços voltados para a garantia de direitos.

“Hoje é um dia muito especial para nós, pois o Dia dos Direitos Humanos é uma oportunidade para refletirmos sobre a violação de direitos e esclarecermos para a população que os direitos humanos são direitos para todos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso, acrescentando que o resultado é tão positivo que estão sendo planejadas ações semelhantes para serem realizadas periodicamente, em bairros diferentes, a partir do ano que vem.

Um dos beneficiados é o casal Graciele Santos da Silva e Cleiton Galdino Lopes. Desempregados, eles foram até à Praça, acompanhados dos seis filhos, por verem na iniciativa a oportunidade para solucionar diversas questões. "Muito bom saber que aqui estamos encontrando tudo que necessitamos. Já fizemos o cadastro para vagas de emprego, agendamento para carteira de identidade para as crianças, a segunda via da certidão de nascimento da minha filha mais velha e o mais importante, a atualização do Cadúnico", contaram.

Evento - A iniciativa, realizada em parceria pelas coordenadorias da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, contou com a participação de diversos órgãos municipais e instituições privadas. A abertura do evento contou com a Orquestra da Secretaria de Cultura e, ao longo da manhã, foram oferecidas atendimentos de saúde com testagem rápida (hepatites, sífilis, Aids) e aferição de pressão e teste de glicemia, além dos serviços: coleta de eletrônicos e pilhas; isenção para 2ª via de documentos (Identidade, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento), orientações e balcão de emprego, 2ª via de carteira de identidade e agendamento, orientações jurídicas e psicológicas.

Integrantes da equipe organizadora, as coordenadoras: de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz; de Políticas Sociais e Igualdade, Conceição de Maria e de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho, reforçaram a importância da união para a oferta de serviços para a população.

O evento contou com a parceria das Secretarias de Saúde, de Cultura, de Ambiente, Adjunta de Trabalho e Renda, Fundação Leão XIII, Curso Técnico José Rodrigues e Universidade Estácio de Sá.


Fotos Relacionadas