Foto: Bruno Campos
O tema desta terça-feira (9) será a sede do município
Será realizada nesta terça-feira (9), às 19h, a última audiência pública da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Macaé (PMSB-Macaé). Ao longo deste mês, foram cinco encontros realizados pela internet a fim de discutir a consolidação do documento que apresenta diretrizes de planejamento para os próximos 20 anos nas áreas de abastecimento, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo das águas pluviais e de resíduos sólidos.
Cada audiência aborda um dos distritos de Macaé. Nesta segunda-feira (8), foi a vez de Córrego do Ouro ser tema da apresentação. Hoje, a discussão será em torno da sede do município.
“Nós agradecemos a todos os envolvidos na construção colaborativa do Plano até aqui. É de suma importância esse trabalho de diagnóstico, prognóstico e proposta de programas e mecanismos de monitoramento e controle social que vem sendo desenvolvido desde novembro de 2019 e que resultou neste relatório preliminar que está disponível para consulta pública”, afirmou Rodolfo Coimbra, secretário municipal de Ambiente e Sustentabilidade.
O documento pode ser acessado no portal da Prefeitura de Macaé: . Além de contribuições nas audiências, a população, organizações da sociedade civil e instituições de ensino podem encaminhar propostas até o dia 12 de março. Para isso, as informações devem ser encaminhadas via e-mail, no endereço: bruno@serenco.com.br.
“O Plano é uma importante ferramenta de política pública, para planejamento regional e tomada de decisão integrada no que tange a gestão ambiental e infraestrutura para universalização do acesso aos serviços de saneamento básico. A audiência é a oportunidade de que cada cidadão tem para fazer suas contribuições para que o documento atenda às necessidades da população. Todas as contribuições serão avaliadas”, explica a Coordenadora do Grupo de Acompanhamento de Revisão do PMSB de Macaé, Gabriela Certório.
A revisão do PMSB acontece por meio de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Macaé (por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade), Consórcio Lagos São João e Comitê de Bacias dos Rios Macaé e das Ostras. Após a consolidação das informações recebidas, a minuta final do plano será encaminhada ao Executivo para análise e condução para publicação em formato de legislação da versão atualizada do Plano de Saneamento de Macaé.
Para participar da audiência pública, não é necessária inscrição prévia, basta acessar a página: e clicar no link da data de hoje.