Adiada Exposição Agropecuária

2005-06-29 16:37:48 - Jornalista: Janira Braga
Compartilhe:  

O prefeito Riverton Mussi informou nesta quarta-feira (29) que a 28ª Expo Macaé, que seria realizada no final do próximo mês como parte das comemorações de 192 anos do município, foi adiada para o final de outubro e início de novembro. O motivo é que após o vendaval que atingiu a cidade na semana passada, o Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha e o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), que abrigam a festa, ficaram parcialmente destruídos.

Com a danificação nas duas estruturas, não haverá tempo hábil para a recuperação. De acordo com o prefeito, os investimentos para a reconstrução das áreas afetadas do Parque de Exposições e do Macaé Centro serão expressivos – os valores ainda estão sendo definidos com base em uma análise técnica de especialistas neste tipo de estrutura.

- Estes investimentos não podem ser realizados no momento e com isso, a exposição seria comprometida. Pensamos também na segurança de quem iria à festa. Além disso, sabemos que toda a cidade está solidária com os moradores atingidos pelos ventos. No entorno do parque e do Macaé Centro, muitas famílias foram prejudicadas, explicou.

Os bairros São José do Barreto, Lagomar e Aeroporto foram os mais atingidos pelos ventos de 105 quilômetros por hora. Nesses locais, foi decretada situação de emergência pelo prefeito. O Governo do Estado, que orientou o chefe do executivo a decretar a situação de emergência nos bairros afetados, por meio do comandante de área das baixadas litorâneas do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Paulo Sias, publicou em Diário Oficial o decreto.

- Neste momento, nossa prioridade é assistir as famílias atingidas pelos ventos e pelas chuvas, que tiveram suas casas destelhadas e muitas com perda total. Estamos concentrando nossos esforços para o bem-estar destas famílias e não na reconstrução imediata das estruturas. Isso será feito depois. O mais importante agora é dar condições de moradia para as pessoas que ficaram desalojadas e desabrigadas - justificou o prefeito.

O prefeito afirmou que a data para a 28ª Expo Macaé será definida em breve, de acordo com o calendário dos expositores, e deverá ser no final de outubro e início de novembro. “Temos que ajustar a nossa Expo com as outras que acontecem no país. O ingresso para a festa será um quilo de alimento não-perecível. O volume arrecadado será destinado para as famílias atingidas pelo vendaval, segundo o cadastro que nosso grupo de ação elaborou”, afirmou.

A prefeitura de Macaé já assistiu cerca de 450 famílias que sofreram com o vendaval, com a distribuição de cestas básicas, cobertores, remédios, lonas, telhas, cimento, madeira, tijolo e areia. Com perda total foram cadastradas 53 casas dos bairros do Lagomar, Aeroporto, Águas Maravilhosas, Piracema, São José do Barreto e Imburo.

O Secretário de Estado de Habitação, Fernando Avelino, visitou o município na segunda-feira (27) e constatou a gravidade da situação nos bairros. Ele se comprometeu a firmar uma parceria com a prefeitura, por meio do projeto SOS Habitação, para complementar a ajuda às famílias. Os secretários de Obras, José Tadeu Campos, e de Promoção Social, Waldecy Brandão, estiveram no Rio, nesta quarta-feira (29), para acertar os detalhes do convênio.

Daniel anima aniversário do município

Um grande show com o cantor Daniel vai animar a comemoração de 192 anos de emancipação política-administrativa de Macaé, dia 29 de julho. O local do espetáculo ainda está sendo definido pelos organizadores. Como parte das comemorações, haverá desfile dos alunos das escolas municipais.

Busca

Acesso Rápido

Destaque