Foto: Robson Maia
Unidade é fruto da parceria da prefeitura com os governos estadual e federal
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé será inaugurada na próxima terça-feira (20), pela manhã, pelo prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral (ambos PMDB). Nesta terça-feira (13), o prefeito conferiu os detalhes finais da obra, como o acabamento das instalações do setor elétrico e a urbanização no entorno.
- A UPA é fruto da parceria da prefeitura com os governos estadual e federal, está localizada estrategicamente em uma área que reúne grande volume de moradores e vai funcionar 24 horas, garantindo à população atendimento médico e pediátrico, dentistas e outros profissionais de saúde – informou o prefeito, destacando a importância da presença do governador na cerimônia de inauguração da UPA.
O secretário de Governo, André Braga, ressaltou que o ótimo relacionamento entre o governador e o prefeito tem consolidado projetos importantes na cidade. “Desde que o governador Sérgio Cabral assumiu o governo do estado, Macaé tem sido contemplada em parcerias importantes entre os dois governos, como a Delegacia Legal, a cessão do antigo fórum para construção do Hospital Pediátrico, a emissão de licença ambiental para empreendimentos de pequeno e médio porte, as obras do recapeamento da RJ-162 e da RJ-168, entre outras”, citou.
A UPA será de emergência, terá serviços de raio-x, eletrocardiograma, ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados e possui cinco consultórios médicos, um consultório dentário, farmácia, laboratório, sala de medicação, higienização, raios-X, área de esterilização, entre outras.
Macaé se candidatou para abrigar uma UPA porque garante toda a estrutura para sustentar a unidade, como o HPM, para onde serão levados grandes traumas e acidentados
Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará dia e noite, inclusive nos finais de semana. No local, os pacientes poderão fazer consultas e exames. No térreo, funcionará o atendimento aos pacientes e no segundo andar será o setor administrativo. A área de atendimento contará com 15 leitos, sendo três pediátricos, quatro masculinos e quatro femininos, dois isolamentos e dois de observação. Toda a estrutura está equipada para abrigar portadores de necessidades especiais.
O governador inaugura também na terça a Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que funcionará no prédio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), na Avenida Rui Barbosa, 270, Centro.