Foto: João Barreto
Objetivo é capacitar os jovens para o mercado de trabalho
Para que os adolescentes do Programa Nova Vida tenham condições favoráveis para entrar no mercado de trabalho, a Prefeitura de Macaé está proporcionando aulas de informática no prédio da Secretaria de Educação. O curso começou nesta quarta-feira (23) e vai até o final de outubro. As aulas ocorrem para 19 adolescentes pela manhã e 20 à tarde. Elas acontecem há quatro anos e já formaram 180 jovens.
O curso "Informática Básica, com Ênfase em Novas Tecnologias e Recursos Digitais para Educação", é oferecido devido à parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade - que coordena o Programa Nova Vida -, com a Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé (NTM), que está a serviço da Superintendência de Ensino Fundamental e Médio.
O coordenador do NMT, Alex Bogado, disse que o objetivo do órgão é a formação de professores da rede municipal de ensino. Mas a prefeitura estendeu a meta para que os adolescentes do Nova Vida tivessem habilitação em informática para maior preparação ao mercado de trabalho.
As aulas, que acontecem todas as quartas-feiras pela manhã e à tarde, são diferenciadas dos cursos seculares de informática, pois têm como propósito trabalhar e ensinar quesitos como fazer memorandos, ofícios e e-mails com características profissionais. Os jovens também passam a conhecer aplicativos do Google, como drive, formulário e agenda.
- A maioria dos alunos conhece informática apenas sob a ótica das redes sociais. Nós os ensinamos também assuntos como ética na Internet, a "Netqueta", com conteúdos sobre uso seguro do meio virtual - afirma Bogado, acrescentando que o mais importante é apoiar o público jovem em referência ao mercado de trabalho.
Parcerias do Nova Vida garantem futuro dos jovens
Os jovens aprovam as aulas. "O curso nos torna melhores. Ajuda as famílias que não têm condições de pagar aulas desse nível. O Nova Vida também nos dá orientações sobre como administrar nosso dinheiro, via parceria com a Faculdade Salesiana", comenta Davi Sousa, de 15 anos, morador do bairro Ajuda de Baixo.
De acordo com a adolescente do Nova Vida, Isla Brito (16), moradora do bairro Botafogo, que trabalha na Procuradoria Geral do Município, esse curso é uma grande oportunidade que o programa lhe proporciona. "Adquirir esses conhecimentos me dá a sensação de preparo para o futuro, para o mercado de trabalho”, garante.
Já Yuri Silva (17), que atua no setor de Controle e Avaliação (Ouvidoria), disse que atualmente existe facilidade em manusear computadores e celulares e o curso vai reforçar o conhecimento dos alunos. "Aqui no Nova Vida, a gente também aprende a se preparar para o mercado de trabalho, através do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que nos ensina a fazer o currículo, entre outras coisas", informa.