Foto: Rui Porto Filho
Programa inclui 408 adolescentes, com idades de 14 aos 17 anos, fazendo estágio remunerado nos órgãos públicos municipais
O Programa Nova Vida, que inclui 408 adolescentes com idades de 14 aos 17 anos fazendo estágio remunerado nos órgãos públicos municipais, voltou às suas atividades, após o período de férias. Nesta sexta-feira (1), o grupo participou de evento de boas vindas no auditório da Cidade Universitária.
Na oportunidade, o vice-prefeito Danilo Funke, que representou o prefeito Dr. Aluízio disse para os jovens que o Programa Nova Vida contribui para a formação da cidadania da juventude com valorização da autoestima e inclusão social. “Vocês são fundamentais para Macaé, para a administração municipal. Precisamos de vocês para o processo de mudança da cidade. Mais importante que o ganho é a formação cidadã”, afirmou Danilo aos estagiários.
Na ocasião os adolescentes ouviram ainda palestras sobre os deveres e os direitos do estagiário, a importância da assiduidade, como servir bem ao município entre outros assuntos.
Nova Vida
O Nova Vida é um programa municipal que funciona há 21 anos em Macaé. Os adolescentes do programa passam um turno do dia trabalhando numa secretaria municipal e no outro turno atuando como estudantes em suas escolas. Eles recebem meio salário mínimo para isso.
Esta é uma oportunidade na qual eles aprendem a trabalhar, sendo assim incluídos socialmente. Os adolescentes são integrantes de famílias em vulnerabilidade social e o dinheiro no fim do mês promove uma ajuda aos pais e responsáveis, que arcam com a despesa da casa.
O projeto ainda contribui para a valorização do estudo, pois para ingressar no Nova Vida é preciso estar apto na escola e ter frequência escolar satisfatória. É preciso ainda que a renda familiar seja de até três salários mínimos.
Muitos adolescentes que hoje estão no programa são encaminhados pelo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) ou pelo Conselho Tutelar. Inclusive, meninos e meninas da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) também são incluídos no Nova Vida.
Aos interessados em ingressar no programa, a Prefeitura de Macaé informa que um edital de inclusão está sendo elaborado a fim de abrir novas vagas.