Foto: João Barreto
Maio é o mês de vacinar os animais bovinos contra a aftosa e a raiva
Os criadores de animais bovinos devem ficar atentos ao calendário. Maio é o mês da primeira etapa da vacinação contra a aftosa e a raiva. Para que o pequeno produtor tenha acesso à imunização, a Prefeitura de Macaé está distribuindo a vacina contra a aftosa gratuitamente para os criadores com até 80 bovinos e bubalinos e contra a raiva para os produtores que possuem até 150. A campanha vai até o dia 31 deste mês e a segunda etapa acontece em novembro.
Macaé é um dos poucos municípios que ainda mantém a distribuição gratuita das vacinas. De acordo com a Secretaria de Agroeconomia, são 700 pequenos produtores de bovinos e bubalinos que são responsáveis pela criação de 20 mil cabeças de gado. Ao todo, o número de bovinos e bubalinos de corte e leite no município é de 110 mil. Os produtores que possuem mais de 80 animais devem adquirir as vacinas nas lojas especializadas somente esse mês.
Para ter acesso à vacina, o produtor deve se dirigir à Secretaria de Agroeconomia, no Parque de Exposições Latiff Mussi, com documento de identidade e CPF. É necessário ter cadastro e levar um isopor com gelo para o acondicionamento adequado do medicamento. Em caso de dúvida, é só procurar um dos médicos veterinários da secretaria no local. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
- Esse ano a prefeitura traz uma novidade: os criadores com até 80 animais estão recebendo a vacina gratuitamente. Até o ano passado, a vacina contra a aftosa era distribuída para os produtores que possuíam até 50 cabeças de gado. Alertamos os produtores para que não deixem para buscar as vacinas na última hora – explica o veterinário da secretaria, José Carlos de Souza.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cerca de 170 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a doença até o dia 31 de maio. A vacinação é obrigatória para todos os animais, independente da idade, no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Nestes estados, a dose deve ser aplicada até o dia 31 de maio.
Febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa que possui sete soros imunologicamente distintos: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia 1, sendo que no Brasil são encontrados apenas os tipos A, O e C.