logo

Agenda 21 realiza ações com jovens no Botafogo

05/07/2007 14:27:18 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

A Agenda 21 promoveu, na manhã desta quinta-feira (05), a palestra com o tema “Desenvolvimento da Cidade sob a Ótica da Sustentabilidade” que foi proferida pela mestra em Meio Ambiente e Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Pró-Jovem, Maria Lourdes Ravallet Amaral. O objetivo do evento, realizado no Centro de Promoção Social Crianças do Amanhã (CPSCA), foi capacitar jovens da comunidade do bairro Botafogo.

- A função do Pró-Jovem é ouvir os jovens, sobre o que há no seu bairro e o que querem melhorar. Queremos que eles participem e preparem um diagnóstico participativo. O dia de hoje serve para ensinar aos jovens o limite que devem ter, o que deve ser respeitado da sociedade e do meio ambiente – afirmou Maria de Lourdes.

Durante a palestra, a mestra produziu junto aos jovens, dinâmicas de grupo sobre educação ambiental e também debates sobre sugestões de melhorias no bairro. O evento contou com a participação dos jovens inscritos no CPSCA e outros da comunidade. O centro conta com a participação de 130 jovens com idades entre sete e 19 anos.

A Agenda 21 visa com este projeto, fazer os jovens participarem da melhoria do bairro e com isso tenham participação política mais ativa. Durante a palestra foi explicado também o que é a Agenda 21, como funciona e o papel dela na sociedade. Outro ponto bastante debatido foi a sustentabilidade.

O evento, que faz parte de um trabalho do Plano de Ação da Agenda 21 para 2007, conta com a parceria do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), da Secretaria Municipal da Juventude (Sinjuv), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do CPSCA.

De acordo com o coordenador do CPSCA, Paulo César, o objetivo principal é dar uma ocupação às crianças, tirá-las do ócio. “Através de trabalhos realizados com esporte (capoeira e futebol) queremos tirar as crianças das ruas. Com dois anos de trabalho, já podemos ver os resultados gerados. Muitos pais falam da melhoria dos seus filhos, depois que eles entraram no centro”, afirmou César.

O CPSA promove aulas de futebol e capoeira, além de artesanato. O centro cuida de jovens e também idosos da comunidade. Segundo César, a meta para este ano é conseguir firmar parcerias com empresas para ministrar aulas de basquete e cursos profissionalizante de Informática e Inglês. O coordenador afirma ainda que busca por professores voluntários para trabalhar no CPSCA.