logo

Agentes comunitários de saúde iniciam curso técnico

16/08/2007 14:51:41 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com uma política municipal de saúde voltada para a proteção e promoção de saúde da comunidade através de acesso as informações, a prefeitura de Macaé e a secretaria Especial de Saúde iniciaram, nesta quinta-feira (16), o curso técnico de agentes comunitários. Participam da capacitação 130 agentes comunitários de saúde, que serão habilitados em nível técnico.

As aulas serão ministradas por 12 profissionais do PSF Macaé, treinados pelo Ministério da saúde e acontecerão quintas-feiras, de 8h às 17h30, e sábados, das 8h às 12h, nas dependências da Segunda Igreja Batista. Dividido em três fases, a primeira com duração de quatro meses, num total de 400 horas. De acordo com a supervisora de odontologia do PSF, Maria das Graças Tostes, os agentes terão aulas teóricas e práticas com estágio supervisionado. Ela acrescenta que o trabalho dos agentes será realizado normalmente nas comunidades.

O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, lembra que é preocupação do governo municipal com a qualificação do agente comunitário de saúde que exerce papel importante de mediador social junto à população. “O objetivo do curso é o aprimoramento do perfil social do agente comunitário de saúde, estabelecendo uma relação de proximidade com os problemas enfrentados pela sociedade”, frisa.

Curso - A metodologia utilizada trabalha a partir da valorização dos conhecimentos e experiências vivenciadas pelos alunos para a construção e/ou reconstrução de conhecimentos necessários à transformação das práticas de promoção da saúde, de prevenção de doenças e do monitoramento das situações de risco sanitário e ambiental das diferentes regiões onde atuam.

Entre as disciplinas que serão passadas aos agentes estão: Legislação em Saúde, Sistema de Saúde no Município, Limite e Possibilidades das Ações do PSF/PACS, Política de Saúde, Perfil Epidemiológico da Comunidade, entre outras.