logo

Agentes comunitários de saúde participam de capacitação

16/07/2015 11:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Moisés Bruno

Controle da água é um dos assuntos abordados

Agentes comunitários de saúde participaram na manhã desta quinta-feira (16) de um curso de capacitação com o tema "Ações de saneamento básico nos domicílios", no auditório da Agência de Trabalho, Emprego, Educação Profissional e Renda (Agetrab). O treinamento foi ministrado pela equipe técnica da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa).

De acordo com informações da bióloga da diretoria de Saneamento da Amvisa, Marina Barroso Goulart, o objetivo é passar para os agentes comunitários informações sobre como tratar a água para o consumo humano e dessa forma orientar a população.

- O trabalho é educativo e o objetivo é atuar na prevenção e identificar possíveis problemas com a água. Os agentes receberam material informativo sobre como cuidar de reservatórios de água e como fazer a desinfecção, que deverá ser realizada de seis em seis meses. Foram passadas também informações sobre as principais doenças transmitidas pela água e formas de prevenção - explicou.

O engenheiro da diretoria de Saneamento, Luiz Gomes, falou sobre a quantidade e a qualidade da água e ainda sobre a questão do esgoto e o seu tratamento. "Apresentei os investimentos que estão sendo realizados no município com relação ao esgoto na área urbana e região serrana", acrescentou.

Já o diretor de Saneamento da Amvisa, Denilson Joaquim Neto, participou da capacitação para os agentes comunitários e passou informações sobre o saneamento da cidade e ainda como é a estrutura da Agência Municipal de Vigilância Sanitária. "O nosso objetivo é que com essas informações possamos estreitar as relações com outros setores da prefeitura", frisou.

A técnica de laboratório da Amvisa, Verônica Moreira Maltez, demonstrou para os agentes como é realizado o controle de qualidade de água no município, segundo a legislação da portaria nº 2914/2011. "Colhemos 40 amostras mensais que são encaminhadas para análise no Rio de Janeiro", informou.

Outras informações sobre o assunto poderão ser obtidas na Agência Municipal de Vigilância Sanitária, que fica localizada na Rua José Aguiar Franco, nº 2150, Costa do Sol, ou pelo telefone (22) 2762-0935.