Os 60 agentes comunitários que foram convocados no mês de janeiro pela prefeitura participarão na próxima segunda-feira (2), na Cidade Universitária, de um curso de extensão que terá caráter eliminatório. A capacitação é prevista em edital e acontece em parceria entre a secretaria de Saúde e a Fundação Educacional de Macaé (Funemac).
De acordo com a Gerente de Atenção Básica da secretaria de Saúde, Miriam Benjamin, as aulas serão ministradas de 8h às 12h e de 13h30 às 17 horas por professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e técnicos da secretaria de Saúde.
- O objetivo principal é preparar o agente comunitário e dar mais qualidade no atendimento à população. Este profissional é o elo entre a comunidade e o sistema de saúde, atuando nas Estratégias Saúde da Família, visitas, cadastramento e acompanhamento - informou.
A aprovação no curso será dada para os que obtiverem 75% de frequência e, no mínimo, 50% na prova objetiva, que será aplicada ao final da capacitação. A carga horária será de 80 horas/aula, com previsão de término em 13 de março. Todos os aprovados receberão certificado.
Durante a capacitação serão abordados assuntos como: Políticas Públicas, Sistema Único de Saúde, Vigilância Nutricional, Saúde da Criança e do Adulto, DSTs, Doenças Crônicas, Saúde Bucal, Vigilância Epidemiológica, Humanização, Saúde na Escola, Tuberculose e Hanseníase.