Foto: Divulgação
A segunda jornada acontece nesta segunda e quarta-feira com 120 profissionais
Agentes de combate às endemias da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), vinculada à Secretaria de Saúde de Macaé, participam, nesta segunda (1º) e quarta-feira (3), da 2ª Jornada de Capacitação - EPIs na Prática do Controle de Vetores.
Marcelino explicou que devido ao número de agentes, a capacitação foi dividida em quatro grupos, manhã e tarde, em dois dias de curso. São aproximadamente 120 agentes de endemias.
Segundo o supervisor geral da Cevas, Marcelino da Rocha Carvalho, a capacitação é voltada para os agentes que atuam diretamente nas visitas domiciliares. "Estes agentes fazem o manuseio de inseticidas e o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) são fundamentais para a saúde da equipe", frisou.
Os agentes receberam o material didático, contendo informações sobre as atividades e tipos de controle de vetores, manual de recomendações da Organização Mundial de Saúde, tipos de riscos ocupacionais, equipamento de proteção individual segundo a NR06, equipamento de proteção coletiva, normas reguladoras, além de uma planilha com relação de EPI por atividade de controle de vetores.
Para o agente de endemias, Willian Marinho, as atualizações são importantes para enriquecer a atuação do servidor, unindo a teoria e a prática."A especialização permanente tem reflexos na melhora da qualidade do serviço e, neste caso, o uso correto dos equipamentos de proteção individual protege o agente em suas tarefas diárias", pontuou.