logo

Agentes de endemias continuam trabalho de conscientização

26/10/2007 12:49:47 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria Especial de Saúde continua nesta sexta-feira e na próxima semana o trabalho de conscientização e orientação aos moradores dos bairros atingidos pelas chuvas. Trinta e dois agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses foram designados para executar os serviços.

De acordo com o supervisor geral do CCZ, Rogério Lemos, o trabalho consiste na distribuição de folhetos explicativos com instruções relativas aos procedimentos que a população deve tomar em relação ao cuidados após as chuvas. “A solicitação do secretário de Saúde, Luiz da Penha é de que está ação evite o surgimento de doenças provenientes do contato do homem com a água e a lama contaminada, por dejetos de roedores e esgoto”, frisou. A atuação dos agentes de endemias está sendo feito em locais estratégicos, como nas margens dos valões, nas casas próximas e nos terrenos baldios.

As chuvas também podem trazer o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, após o período de chuva. É importante que a população participe e elimine os criadouros de suas residências, retirando todos os recipientes que podem acumular água.