Agentes de endemias fizeram mutirão na área central nesta quarta (24)

24/05/2023 12:40:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Nesta quinta (25), a atuação será na Nova Malvinas

A Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde (Cevas) - da Secretaria de Saúde de Macaé - segue reforçando suas ações de combate e controle do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta quarta-feira (24), diversas equipes do órgão atuaram em um mutirão na área central. Nesta quinta (25), a ação será na Nova Malvinas.

Os agentes percorreram imóveis residenciais e comerciais, além de terrenos baldios, verificando os depósitos móveis como vasos de plantas e pratinhos, e fixos como cisternas e caixas d 'água.

Na oportunidade, os profissionais também realizaram o trabalho de informação, conscientização, aplicação de larvicida, eliminação de possíveis criadouros e de focos e a instalação de telas e caixas d´água. A equipe reforçou que os moradores devem seguir as orientações dos agentes, verificando sua casa e quintal, evitar o acúmulo de água parada e de lixo, limpar as calhas, tampar caixas-d'água, proteger os pneus da chuva, retirar os pratinhos das plantas, entre outras ações.

O coordenador da Cevas, Flávio Muniz, falou sobre a importância da população receber os agentes em suas casas.


"Os nossos agentes estão todos uniformizados e a autorização para que eles façam toda vistoria é fundamental para que os índices fiquem dentro da normalidade. O trabalho é feito de forma tranquila, os moradores nos ajudam ao permitirem nossa entrada e também com denúncias”, pontuou.



Quem sempre recebe os agentes é a dona de casa, Hirani Vieira, que para manter o mosquito longe de sua família mantém o quintal limpo e os vasos de plantas com terra e sem os pratinhos que podem acumular água.


“Gostamos muito de plantas, mas sempre estou olhando e gosto de cultivá-las e canteiros ou vasos que não precisam de pratos”, disse.



Para mais informações, solicitações e reclamações, da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou Disque Dengue 0800 022 646. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Fotos Relacionadas