logo

Agentes de endemias participam de capacitação para colocação de ovitrampas em bairros de Macaé

20/01/2025 16:23:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

Os agentes receberam informações sobre o manuseio das armadilhas

Agentes de endemias de Macaé participam, nesta segunda-feira (20), da capacitação de “Implementação de armadilhas de Oviposição (Ovitrampas)”. A iniciativa da Gerência de Vigilância Ambiental é uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado do Rio de Janeiro e, durante o dia, os profissionais recebem instruções sobre o manuseio do equipamento. A implantação de armadilhas de oviposição é um método para monitorar a população de mosquitos e ajudar a combater doenças como a dengue.

O projeto do Estado é um mecanismo importante para o monitoramento de mosquitos nos municípios. Para Macaé, foram enviadas 150 armadilhas, sendo que 90 delas serão colocadas já a partir desta terça-feira (21), até quinta (23), nos seguintes bairros: Imbetiba, Pecado, Novo Horizonte, Jardim Vitória, Miramar, Fronteira, Ajuda, Vila Badejo, Engenho da Praia e Nova Malvinas. O supervisor geral da Gerência, Marcelino Rocha, explica que em paralelo à colocação das armadilhas, os agentes seguem com suas visitas rotineiras nesses locais.

Em breve, as outras 60 armadilhas também serão alocadas em mais bairros. A ação vai seguir o calendário epidemiológico, segundo cada ciclo, que deve acontecer seis vezes durante o ano (geralmente, a cada dois meses). Após a retirada das armadilhas, os ovos lá depositados serão catalogados e os dados enviados para o aplicativo ‘Conta Ovos’, que é acompanhado pelos órgãos competentes do Estado. Desta forma, é possível utilizar as informações para definir ações e estratégias para cada município.

Antes do projeto do Governo do Estado, uma parceria com a Uenf possibilitou a aplicação do método por duas vezes, em Macaé. Segundo o agente Willian Marinho, a universidade mantém o projeto de extensão Arboclima, que colocou 89 armadilhas nos seguintes bairros: Lagomar, Aeroporto, Granja dos Cavaleiros, Imboassica, Mirante da Lagoa e Cajueiros. No próximo período de chuvas, a ação vai se repetir.


Fotos Relacionadas