Terminou nesta quinta-feira (22) a primeira fase do treinamento dos novos agentes de endemias convocados por concurso público para atuarem na Divisão de Zoonoses da secretaria de Saúde de Macaé.
Durante estes quatro dias, a equipe da Divisão de Educação em Saúde realizou diversas atividades enfocando a importância do agente de endemias no processo de educação e saúde da população. “Hoje, estamos fazendo uma dinâmica de grupo para desenvolver a atenção e valorizar o trabalho em equipe”, disse a técnica em Educação em Saúde, Maria Izabel Carneiro.
O novo agente, Ramon Bouças falou que está ansioso para começar a atuar e elogiou a iniciativa da secretaria de Saúde de promover um treinamento para a nova equipe. “Esta ação mostra que além de estar bem organizada, a prefeitura valoriza seus profissionais e a população que iremos servir”, declarou.
A segunda etapa do treinamento, que começa nesta sexta-feira (23), consiste de parte laboratorial, onde os agentes conhecerão a evolução do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, reconhecimento geográfico da cidade e dos quarteirões a serem trabalhados. Em seguida, começa a operação de campo, quando estarão acompanhados de um agente e um supervisor.
A gerente da Divisão de Zoonoses, Maria Cristina Pereira ressalta, que os 18 novos agentes convocados pelo concurso terão condições de trabalharem sozinhos no campo dentro de 30 dias. A Divisão de Zoonoses está funcionando em novo endereço: Rua Velho Campos, 1038.