logo

Agentes de Saúde concluem primeiro módulo do curso técnico

19/02/2008 14:07:36 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

A cerimônia de abertura da conclusão do primeiro módulo do curso técnico de agentes comunitários do Programa Saúde Família (PSF) foi especial para seus funcionários. Além do anúncio de uma nova unidade do PSF na Aroeira, feito pelo prefeito Riverton Mussi, os agentes puderam constatar a importância do programa para o governo municipal. O evento aconteceu, nesta terça-feira (19), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Ao todo, quatro turmas se formam no primeiro módulo

- O PSF é um desafio constante por ser um dos maiores programas lançados no país. Atualmente, 80% dos gastos do programa são custeados pela prefeitura. A verba passada é de apenas 140 mil reais, porém, gastamos mais de um milhão por mês. Não falo que o programa é do Governo Federal, mas sim do municipal. Nós encampamos este projeto para que ele seja nosso, e para que possamos ajudar ainda mais a população, focando a promoção da saúde e da prevenção – disse Riverton Mussi.

Na oportunidade o prefeito acrescentou que o Projeto Bairro Feliz também terá a colaboração dos agentes de saúde do PSF. “São vocês que podem nos ajudar melhor, pois estão sempre nas residências, junto às famílias. Então queremos a colaboração de cada um para coletar informações no Morro de Santana”, completou Riverton, afirmando que as informações do Morro do Lazaredo e do Alto dos Cajueiros, que também recebem o Projeto Bairro Feliz, foram coletadas por agentes de saúde.

Presentes na mesa de abertura estavam também o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady e o presidente da Câmara, o vereador Eduardo Cardoso, que ressaltou os desafios na área de saúde. “Todo dia enfrentamos desafios, cada profissional de saúde enfrenta desafios no seu local de trabalho, porque precisa vender a saúde. Fui plantonista por anos e vi a dificuldade que é trabalhar em Pronto Socorro, pois o atendimento em unidade básica não era bom. Hoje, isso mudou bastante”, disse Eduardo.

Ainda durante o evento, o secretário especial de Saúde, Luís da Penha, falou sobre as unidades do PSF. “Na aroeira, alugamos um imóvel que está sendo adaptado para atendimento. Em um mês estaremos com o local pronto para funcionar. As duas unidades do Lagomar funcionam em um só local, queremos descentralizá-las e colocá-las cada uma em seu espaço. Os bairros Vila Badejo, Novo Eldorado e Recanto da Paz terão uma unidade atendendo os três locais, ainda estamos estudando a proposta”, concluiu o secretário.

O coordenador do PSF, Adílson Simões, o Tito, destacou a alegria de concluir mais um curso de capacitação. “Quero agradecer aos secretários de saúde pelo apoio e atenção ao PSF. Gostaria de agradecer também ao prefeito Riverton Mussi por atender nossas solicitações e pelo apoio, que tem beneficiado nossa gestão, disse, lembrando que ainda serão realizados dois módulos do curso. Ainda compondo a mesa estavam duas coordenadoras pedagógicas do curso.