Foto: João Barreto
Humanização e cuidado com o bebê são temas abordados em curso
Com o objetivo de formar multiplicadores e esclarecer as gestantes quanto aos cuidados com o bebê, a Prefeitura de Macaé começou nesta segunda-feira (15), no prédio do Conselho Municipal de Saúde, mais uma edição do curso “Mãe e Bebê: gerando relações, tecendo cuidados”. Cerca de 20 agentes comunitários de saúde e futuras mamães participam do treinamento, que será realizado até o dia 29 de abril.
As pessoas interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone 2796 1313 com a Divisão de Educação e Programas em Saúde. A próxima edição do curso será realizada no meio ano. Serão entregues certificados aos participantes.
Durante as aulas, as gestantes assistem às palestras sobre como desenvolver a inteligência do bebê, a importância do brincar no desenvolvimento infantil, aspectos psicológicos na gravidez, alimentação nem sempre é nutrição, saúde bucal, aleitamento materno e shantala – método de massagem em bebês -, direitos da criança, violência na família/amorização, importância da escolha do nome no desenvolvimento infantil e os primeiros cuidados do bebê.
Para a gestante Priscila Paes, de 20 anos, o curso é muito importante. “Este é o meu primeiro filho, e nunca cuidei de crianças antes. Essas informações que recebo vão me ajudar muito, porque muita coisa eu já sabia, mas a maioria é novidade para mim”, comentou.
A agente comunitária de saúde Lívia Pacheco, de 31 anos, concorda. “Atendemos muitas pessoas que fazem de maneira errada, e podemos ajudar a esclarecer as dúvidas das pessoas”, completou.
Segundo os organizadores do curso, os resultados da iniciativa são facilmente observados. Muitas mães que retornam ao curso comentam como os aprendizados têm ajudado na criação de seus filhos. No total, mais de cem pessoas fizeram as aulas, que são ministradas por fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas.