logo

Agentes de trânsito passam por formação

18/04/2016 10:08:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Segunda turma é composta por 35 agentes de trânsito

A segunda turma do Curso de Capacitação e Atualização dos Agentes da Autoridade de Trânsito já está passando pela formação. O curso está sendo ministrado na Cidade Universitária, no caso das aulas teóricas, e no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, para as aulas práticas. A atualização acontece durante todo o mês de abril e a segunda turma é composta por 35 agentes de trânsito. Esta nova formação é a primeira deste porte realizada no município e tem como objetivo aprimorar os serviços executados por eles.

O curso inclui em seu conteúdo aulas sobre Noções de Direito; Legislação de Trânsito; Infrações de Trânsito de Competência Municipal; Infrações de Trânsito de Competência Estadual; Legislação Penal e Processual Penal; Legislação de Trânsito; Operação de Trânsito; Sinalização de Trânsito; Direitos Humanos e Atendimento a Ocorrências de Trânsito.

Além destas, também fazem parte da grade do curso os tópicos: Noções de Engenharia de Trânsito; Técnicas de abordagem; Cidadania e Proteção ao Meio Ambiente; Conduta Ética e Relacionamento Interpessoal; Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização; Direção Defensiva em Situação de Emergência; Gerenciamento de Crises e Noções de Educação para o Trânsito.

O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, destaca que, a partir da formação, a intenção é que, cada vez mais, os agentes se aprimorem no serviço que é prestado à população.

- Esta é uma capacitação diferenciada, com conteúdo de qualidade e os agentes de trânsito devem aproveitar ao máximo para absorvê-lo. Este é um passo importante para uniformizar comportamentos e procedimentos, se atualizar das leis que regem o trânsito e melhorar cada vez mais no serviço que é prestado ao cidadão – disse o secretário.

- A atualização destes agentes públicos é fundamental, pois o Código se atualiza e a legislação está mudando muito. Inclusive, é fundamental para esclarecê-los sobre estas distintas regras. Os manuais são sínteses que precisam ser debatidas e estudadas à luz da realidade vivida por eles nas ruas. Essa prática deve ser contínua, pois exige estudo contínuo - explica Eloir Faria, que faz parte do corpo docente.

Aprovação - Os integrantes da segunda turma das quatro que serão formadas para o curso aprovam a iniciativa promovida pela Mobilidade Urbana. Para eles, o conhecimento adquirido será de grande utilidade em sua atuação, já que terá mais subsídios para atender o cidadão.

- De um modo geral, esta atualização está sendo muito boa, pois estamos nos aperfeiçoando em assuntos que devem ser debatidos de forma constante. Reciclagem é sempre importante, em especial para nós que trabalhamos com interpretação de leis. Espero que este tipo de treinamento seja constante, pois quanto mais treinados, mais nos aperfeiçoamos para nossa atuação – pontuou a agente de trânsito, Fernanda Silva.

A coordenadora de Educação e Legislação de Trânsito, Josiana Marques Wilme, concorda que a gestão do trânsito necessariamente passa pela formação e constante atualização dos agentes públicos. “Todas as noções passadas neste período de estudos são importantes, pois o planejamento e a atuação nunca podem ser aleatórios e sim devem levar em consideração o atendimento pleno e todos os demais impactos que decorrentes”, finalizou.