A Guarda Municipal de Macaé continua seu programa de instrução do Curso de Formação de Guardas e Vigias com aulas teóricas e práticas. Nesta terça-feira (13), mais uma turma de agentes foi à Reserva do Parque Municipal da Atalaia para treinamento na área ambiental.
O trabalho visa a ambientação para os futuros guardas florestais, que serão selecionados e aperfeiçoados para o serviço de vigilância e fiscalização em colaboração e parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IBAMA e outras instituições.
De acordo com o presidente da Guarda, Antônio Franco, esta iniciativa tem por objetivo fortalecer mais o compromisso profissional estabelecido no Estatuto da corporação.
- O nosso objetivo é a preparação de mão de obra mais afinada e bem definida, principalmente em um momento em que a preocupação de todas as nações se volta para as conseqüências e riscos que a degradação ambiental vem trazendo para a nossa e futuras gerações. A equipe da Guarda Municipal entende que a responsabilidade da preservação é problema de todos, é hora de somarmos esforços, diz o diretor-presidente.
Antônio Franco esclarece que para os futuros guardas trabalharem com questões ambientais é necessário que passem por treinamentos.
- Nosso objetivo é preparar Guardas para auxiliar, trabalhar em parceria ou convênio com as diversas entidades nas questões ambientais na esfera do município e para isso não medimos esforços. Queremos dotar a Gerência Florestal da Guarda Municipal de pessoas treinadas, capacitadas, equipadas para que possam ter meios para cumprir sua missão junto à sociedade macaense, enfatiza Antônio Franco.
O diretor do departamento de Patrimônio e Vigilância da Guarda Municipal, tenente-coronel José Maria, ressaltou a importância dos agentes da guarda conhecerem as matas macaenses.
- O programa de atividades consta de instruções teóricas e práticas em local que assume uma conotação emblemática para o município, seja pela exuberância do local, pelo potencial ecológico, a fragilidade e pelo assédio dos inimigos da natureza: Reserva do Parque Municipal da Atalaia. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo nos abriu a sede e pudemos contar ainda com a colaboração dos biólogos Érika Steageall, coordenadora responsável pelo parque, Alexandre Bezerra de Souza, sub-coordenador e incansável nas transmissões de seus conhecimentos e experiências. Também o fiscal do IBAMA Rodrigo Varella, colaborador importantíssimo com seus indispensáveis ensinamentos.
Participam do treinamento os agentes da Guarda Municipal que compõem o corpo de instrutores e professores da corporação - Jjúnior, Madson, Ribeiro, Arnaldo, Viveiros, Cláudio Souza, Alexandre Souza, Sara, Elenilton e ainda o sub-tenente BM Garcia .