logo

Agentes mirins da Comdec fazem passeio cultural

19/05/2006 16:36:18 - Jornalista: Marilene Carvalho

Os alunos da primeira turma de agentes voluntários mirins formados pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Macaé (Comdec) tiveram uma sexta-feira diferente. Pela manhã um passeio guiado pela ALERJ - Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - e durante a tarde uma subida pelo Trem do Corcovado até a estátua do Cristo Redentor.

Os 32 agentes, todos alunos de 7ª e 8ª séries da Escola Municipal Pedro Adami, aproveitaram ao máximo o dia dedicado à cultura. Logo no início do passeio tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Estado do Rio de Janeiro através do Palácio Tiradentes que foi inaugurado em 1926 e desde 1975 é sede da Assembléia Legislativa.

Além do Salão Nobre, da Biblioteca e do Salão de Leitura os alunos também puderam conhecer o Plenário Barbosa Lima Sobrinho onde os deputados estaduais realizam suas sessões ordinárias de terça a quinta-feira e novas leis são discutidas e aprovadas. A tarde de sexta-feira foi destinada para conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do país, o Cristo Redentor.

A chegada até o Cristo foi feita pelo Trem em uma viagem de 20 minutos pela antiga estrada de ferro. Este é o passeio mais antigo do Brasil afinal pelo Trem do Corcovado, inaugurado em 1884, já viajaram Papas, Reis e Presidentes da República. Uma equipe da Comdec, liderada pelo coordenador do projeto Agente Mirim da Defesa Civil, Bruno Rangel Mussi, acompanhou os 36 adolescentes na visita ao Rio.