logo

Agrape vai comprar mais três novos tratores para a patrulha agrícola

05/12/2005 16:51:23 - Jornalista: Cesar Dussac

A Fundação Agropecuária e de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) vai comprar mais três tratores novos no ano que vem e reformar outros dois. Os equipamentos serão usados na Patrulha Agrícola. A Agrape também colocou técnicos à disposição dos produtores, para orientá-los quanto ao manejo das máquinas e sua manutenção, com a finalidade de prolongar sua vida útil, evitando mais despesas para o município.

“A patrulha agrícola atende aos produtores, sem discriminar pequenos, médios e grandes. Todos têm o mesmo direito ao uso das máquinas”, disse o presidente da Agrape, Chico Machado. Também para 2006, está previsto o início das obras do matadouro municipal. “Temos uma área destinada ao matadouro, no quilômetro 2 da rodovia Macaé/Glicério, inspecionada e aprovada pelo INCRA. Estamos esperando resposta do Ibama, que analisa se a área é de amortecimento. Caso seja, temos outra área, próxima à BR 101”, explicou Machado.

O presidente da Agrape afirmou que fez contato com produtores do Piauí, que têm o know-how da produção e exploração do sub-produto do óleo de mamona, cuja adaptação em solo macaense poderá era estudada. De acordo com ele, é possível a obtenção de recursos do governo federal (Pronaf) para instalar no município a cultura da mamona e a extração do óleo em Macaé, enquadrada na categoria de agricultura familiar.

Para 2006, também está prevista a construção do canil municipal. “Hoje, a Agrape é parceira da Secretaria de Saúde, através do Centro de Zoonoses e, juntos, vamos construir o canil, com parte da verba do orçamento do Fundo de Assistência aos Animais”, afirmou Chico Machado.