logo

Água Limpa: prefeitura prossegue com construção da nova elevatória

26/10/2010 10:25:34 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Nova estação elevatória da Télio Barrteo vai ampliar capacidade de escoamento de água para 7,5 mil litros por segundo

A prefeitura de Macaé prossegue com as obras de infraestrutura do programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento da cidade. Na Rua Télio Barreto, prosseguem os trabalhos de escavação para a construção da nova elevatória, que faz parte da primeira fase do programa. A elevatória, com capacidade de bombear 4.500 litros de águas pluviais por segundo, vai ampliar a vazão de uma das bacias de drenagem.

Reforçando o escoamento pluvial da região, a nova elevatória vai trabalhar em conjunto com a antiga, situada do outro lado da pista da Télio Barreto, próxima ao Rio Macaé, com capacidade de escoar 3.000 litros por segundo. As duas vão totalizar uma vazão de 7.500 litros por segundo, ampliando a vazão pluvial dos canais da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), Antônio Curvelo Benjamim e Canal Fábio Franco em direção ao ponto de deságue no Rio Macaé.

A nova elevatória vai receber quatro bombas de sucção com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada. Uma dessas bombas ficará de reserva, para ser acionada em caso de problemas em qualquer uma das três outras bombas de sucção.

A nova elevatória contará também com um conjunto gerador, visando suprir eventuais interrupções de fornecimento de energia elétrica, comuns em momentos de chuva. Ampliando a vazão pluvial das localidades próximas aos canais Fábio Franco, Antônio Curvelo Benjamim e Avenida Evaldo Costa, vários bairros situados no entorno serão beneficiados.

A obra deve estar concluída até o final do ano. Ressaltando a importância da construção da nova elevatória, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, lembrou que os estudos realizados na elaboração do Programa Água Limpa apontaram para a necessidade dessa obra para ampliar a vazão de água das localidades próximas aos canais situados após a linha férrea.

- Como Macaé vem apresentando um crescimento constante, a antiga elevatória da Télio Barreto não está atendendo mais a vazão pluvial da região, resultando nos alagamentos em dias de chuva. Aumentando a vazão pluvial, vários bairros serão beneficiados, com a captação e o direcionamento dessas águas com maior rapidez ao ponto de deságüe, explicou o secretário.


Fotos Relacionadas