Foto: Ana Chaffin
O principal objetivo é acabar com os alagamentos no local
A Prefeitura de Macaé continua com as obras do programa Água Limpa – de madrocrenagem e saneamento – na região de Imboassica. O principal objetivo é acabar com os alagamentos no local, fazendo com que a água da chuva escoe diretamente para a Lagoa. A expectativa é de que os trabalhos terminem em março.
Por conta das obras, desde o início desta semana o trânsito na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) está interditado no sentido Rio das Ostras, próximo ao Parque de Tubos- o tráfego está sendo desviado pelo canteiro central para cada travessia. As obras na Rodovia consistem em três travessias para o desvio da água, totalizando seis intervenções, com o período de trinta dias para a conclusão de cada uma.
Responsável pelas ações, o gerente operacional do consórcio CPBO Zadar, Rogério Travassos, explica que serão três intervenções em sentido Rio das Ostras e três em sentido Macaé. As travessias levarão a água que fica concentrada no local até a lagoa de Imboassica.
De acordo com o gerente de Produção e Engenharia do consórcio CPBO Zadar, Roberto Dutra, as travessias 1 e 3, vão ficar prontas até 30 de dezembro. A travessia 2 ficará pronta em março, finalizando as obras no local. O projeto inclui urbanização, com trabalhos de pavimentação do canteiro central e calçadas, além de arborização, jardinagem, instalação de iluminação, lixeiras, telefones públicos, bancos, mesas e pergolados.
As ações do programa Água Limpa começaram em 2008. No total, são R$ 277 milhões de investimentos que contemplarão toda a cidade. A iniciativa foi projetada para acompanhar o crescimento de Macaé nos próximos 20 anos.