Os investimentos de R$ 15 milhões para aumentar o abastecimento de água de Macaé vão começar pelas localidades de Nova Holanda e Nova Esperança. O início das obras nestes dois locais atende a uma determinação do prefeito Riverton Mussi. A prefeitura e a Nova Cedae são parceiras nesta obra, que vai aumentar em 33% o abastecimento de água do município.
Para atender às duas localidades, a Nova Cedae está preparando uma ação especial, que deve durar cerca de 90 dias. De acordo com o gerente regional do Litoral Norte da Nova Cedae, Marcos Túlio, as obras consistem na implantação de novas tubulações para aumentar a demanda de água nas duas localidades, ambas frutos de invasão de ocupação desordenada ao longo dos anos.
- A Nova Holanda já tem rede de água. Com o surgimento da Nova Esperança, foram feitos vários desvios na rede, que prejudicaram o abastecimento da Nova Holanda, que passou a ter menos água. Nosso objetivo é aumentar a vazão e regularizar o abastecimento na Nova Esperança, explicou Marcos Túlio.
As obras começam até o final deste mês. Serão feitas intervenções desde a Avenida Luiz Lírio, passando por toda a Nova Holanda, até o Ciep do bairro. Caso seja necessário, serão feitas também a implantação de novas redes na Nova Esperança. “Faremos o que for preciso para resolver o problema, usando a extensão de tubulação e o diâmetro que for necessário para atender bem à comunidade”, garantiu o superintendente da Nova Cedae.
Mais água para Macaé
As obras de ampliação do abastecimento de água de Macaé são frutos da parceria firmada entre a prefeitura e o governo do Estado, através da Nova Cedae. As obras vão beneficiar toda a cidade e principalmente os bairros que ainda não contam com abastecimento de água, como Lagomar, Engenho da Praia e Nova Holanda. A ampliação do fornecimento inclui a instalação de 7,5 mil metros de tubulação, com canos de ferro fundido com diâmetro de 600 milímetros, na Estação de Captação de Severina ligada à Estação de Tratamento e ao reservatório no Morro de Sant´Anna.
Na parceria, a prefeitura dará todo apoio à Cedae cedendo equipamentos de apoio e mão de obra. Para o prefeito Riverton, a obra é fundamental para Macaé. “O problema da água há muitos anos aflige a população macaense. Agora, finalmente estamos vendo a solução. Estamos colhendo um dos bons frutos da nossa parceria com o governador Sérgio Cabra”, disse o prefeito Riverton Mussi.
O diretor de Interior da Nova Cedae, Heleno Silva, afirmou que Macaé é prioridade para a empresa. “Esta obra vai resolver todos os problemas de abastecimento de água do município. A vazão de água vai passar de 8,6 milhões de litros para 13 milhões de litros por dia – o que significa o tratamento de 650 litros por segundo”, declarou o diretor. De acordo com ele, a nova vazão será suficiente para melhorar o abastecimento nos bairros onde o fornecimento é precário e para atender os locais que não contavam com água tratada.
O aumento do abastecimento de água vai beneficiar, logo nos primeiros meses de 2008, os bairros de Nova Holanda, Barra, Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda (de baixo, de Cima, Planalto), Recanto da Paz, Barreto, Barreto da Praia, Engenho da Praia, Lagomar e, em seguida, Imbetiba, Praia Campista, Cavaleiros e demais bairros atualmente não contemplados.