As obras de ampliação do abastecimento de água em Macaé começam no próximo dia 21, na Nova Holanda. O anúncio foi feito pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, na visita que fez ao bairro na manhã desta terça-feira (8). Acompanhado do superintendente regional da Nova Cedae, Marcus Túlio de Abreu Aguiar, de secretários municipais e vereadores, o prefeito anunciou ainda a recuperação do calçamento das ruas e a construção de uma nova ponte de acesso à Nova Holanda. Os moradores do bairro tiveram outra boa notícia: a Nova Cedae dará anistia para as contas que estiverem em débito.
As obras para aumentar a capacidade de abastecimento de água em Macaé fazem parte da parceria entre a prefeitura, governo do Estado do Rio de Janeiro e Nova Cedae. O convênio vai beneficiar toda a cidade com investimentos na ordem de R$ 15 milhões e atenderá a uma antiga reivindicação da população, beneficiando também bairros como Lagomar e Engenho da Praia, que hoje não tem rede de água.
- A secretaria de Obras vai entrar junto com a Nova Cedae, com equipamentos e pessoal. Enquanto a empresa concessionária de água instala a tubulação, a prefeitura vai imediatamente recuperando as ruas. Vamos asfaltar as duas ruas principais da Nova Holanda – Medeiros e Aurélio Cristiano – e colocar paralelos nas demais. Além disso, a prefeitura vai construir uma nova ponte pela rua Medeiros, facilitando o acesso ao bairro – anunciou Riverton Mussi.
Por determinação do prefeito de Macaé as obras estão sendo iniciadas pela Nova Holanda, local onde o abastecimento de água é precário.
- Essa é a primeira etapa das obras para o assentamento da nova tubulação visando tornar eficiente o abastecimento de água da cidade. A Nova Holanda já possui rede de água instalada, só que o abastecimento é prejudicado pelo desvio da rede para a localidade da Nova Esperança. A previsão é que as obras durem quatro meses – disse o superintendente regional da Nova Cedae.
A ampliação do fornecimento inclui a instalação de 7,5 mil metros de tubulação, com canos de ferro fundido com diâmetro de 600 milímetros, no trecho entre a Estação de captação de Severina e a Estação de Tratamento e ao reservatório no Morro de Sant’Anna. As intervenções começarão pela avenida Luiz Lírio, na Barra de Macaé, chegando ao bairro da Nova Holanda, ampliando o abastecimento de água. A rua Medeiros, por exemplo, será asfaltada até a Linha Azul, dando assim uma melhor infra-estrutura para o bairro.
- A partir de hoje iniciamos o planejamento com a Cedae para o início das obras na Nova Holanda. A prefeitura vai fazer as obras de pavimentação em conjunto para minimizar os transtornos para os moradores – esclareceu o secretário de Obras, Tadeu Campos.
Para o secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, essa é apenas uma das ações do município em relação à questão da água.
- A parceria para a melhoria do abastecimento de água é o início de ações do poder público municipal relacionadas à água. A macrodrenagem, a recuperação de matas ciliares dos canais que circundam a região, a educação ambiental e a recuperação de manguezais, são outras ações da prefeitura que envolve a água que é uma questão de saúde – observou.
Sonho da comunidade
Para o secretário Especial de Infra-Estrutura, Adrian Mussi, a parceria do município com o Estado atende um sonho antigo de todos os moradores de Macaé. A obra vai aumentar em 33% o abastecimento, beneficiando todos os bairros, principalmente os da periferia, que hoje não contam com abastecimento.
- Quem ganha é a população macaense. Com certeza estamos atendendo um sonho da comunidade, resolvendo o problema do abastecimento de água com a parceria firmada pelo prefeito de Macaé com o governador do estado, Sérgio Cabral – disse.
O secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, observa que a aproximação com o governo do Estado resultará em efetivas ações para o município.
- Esse vai ser o primeiro resultado prático da aproximação com governo do Estado, demonstrando o entendimento entre o prefeito Riverton Mussi e o governador Sérgio Cabral. Essa aproximação resulta na efetiva resolução de um problema crônico que era a falta d’água. Outros resultados práticos virão ao longo desse ano, como a aguardada instalação da Delegacia Legal em Macaé – falou.
O início das obras para a melhoria do abastecimento de água foi comemorado pela população local. A presidente da Associação de Moradores da Nova Holanda, Marlene Barcelos, a Lena, também festejou a notícia.
- Estou feliz da vida com o anúncio do início das obras. O abastecimento de água aqui é muito precário e agora, com certeza, vai melhorar graças à excelente visão do prefeito em firmar parcerias com o Estado, que só está trazendo benefícios para Macaé, comemorou Lena.