Macaé vai receber, no dia 27, o governador Sérgio Cabral que, juntamente com o prefeito Riverton Mussi, vai inaugurar as obras de melhoria no abastecimento de água da cidade. As obras foram concluídas no prazo de 120 dias estipulado pelo governador Sérgio Cabral e garantem o aumento de 33% do abastecimento de água no município. As obras de ampliação da adutora da Severina foram realizadas pelo governo do estado em parceria com o governo municipal. A inauguração está marcada para as 13 horas.
A carência do abastecimento de água sempre foi apontada por grande parte da população como o maior problema de serviços públicos de Macaé. Para resolver esse problema, essa foi uma das principais reivindicações do prefeito junto ao governo do estado desde 2005. A parceria para a duplicação da adutora de água bruta que abastece o município foi conseguida pelo prefeito Riverton Mussi, com a administração de Sérgio Cabral. O investimento foi de R$ 15 milhões, e as obras incluíram o assentamento de 7,5 mil metros de uma nova adutora.
- A presença do governador Cabral em Macaé, na próxima sexta-feira, representa um marco para o município, pois a melhoria na oferta de abastecimento de água é uma obra esperada por toda a população macaense. A administração municipal comemora o fato de entregar essa obra em parceria com o governador e dentro do prazo previsto, de 120 dias, comentou o prefeito.
A nova tubulação foi instalada inicialmente entre o Rio Macaé e a Estação de Tratamento de Água (ETA) no Morro de Sant’Anna. O abastecimento na cidade vai ser ampliado em mais 13 milhões de litros de água por dia, segundo declaração do governador no dia do início das obras. O acréscimo será garantido com a nova adutora de 600 milímetros de diâmetro que irá beneficiar todos os bairros do município.
De acordo com o superintendente da Nova Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio, serão tratados 650 litros de água por segundo. Hoje, todo o abastecimento de água na cidade é feito pela Cedae. Os primeiros bairros beneficiados com a intervenção serão os localizados após a ponte Ivan Mundin, na Barra de Macaé.
- Depois da inauguração da duplicação da adutora, na sexta-feira (27), vamos partir para a segunda etapa das obras, interligando os bairros situados após a ponte da Barra. Além da própria Barra e da Nova Holanda, entram no pacote localidades como Fronteira, Malvinas, Nova Esperança, Ajuda de Baixo, de Cima e Planalto, Recanto da Paz, Jardim Esperança, Vivendas do Barreto, Barreto Praia, Engenho da Praia e Lagomar – disse Marcos Túlio.
O superintendente esclareceu que nesses locais, onde já existem as ligações domiciliares, estará sendo feito o reforço das linhas. Em outros, que ainda não contam com rede de abastecimento de água, serão instaladas as ligações domiciliares. “Mas, as obras em parceria com a prefeitura, para trazer mais água para Macaé não param aí. Em seguida, o restante da cidade será atendido”, falou Marcos Túlio.