Foto: Divulgação
Dona Jana é uma das beneficiadas pelas atividades na Região Serrana
Dona Jana completa 67 anos no próximo dia 19 e goza do privilégio de morar em Córrego do Ouro há mais de três décadas. O ar puro, a tranquilidade e a proximidade da natureza a deixam sempre mais renovada. E ali que a avó da Laura, de 12 anos, e do pequeno João Paulo, de apenas 2, se torna também uma criança nas aulas de ginástica. Tem uma rotina bem organizada. Acorda cedinho, arruma a casa, prepara o café e quando está tudo pronto, vai fazer o que mais gosta: exercício físico. As tardes também são reservadas para as aulas de crochê, ou seja, ela não para.
Na manhã desta quinta-feira (5), Januaceli Couta de Andrade, a Dona Jana, participou da primeira edição do aulão de ginástica em Glicério, atividade organizada pela Prefeitura de Macaé e pela Fundação de Esporte (Fesporte). A aula diferente recebeu gente de toda a serra para uma integração em comemoração ao Dia das mães, e foi um sucesso. Tanto que os pedidos para que hajam outros encontros foram muitos.
Os cabelos brancos acompanhado sempre do sorriso no rosto fazem de Dona Jana um grande ícone de incentivo para quem acha que é tarde para praticar algum esporte. Ela esbanja vitalidade, e se alguém pensa que ela vai parar, está bem enganado.
"Eu faço várias atividades, tanto em casa quando na rua. Faço ginástica, e nos outros dias que não tenho, dou uma caminhadinha. Todo dia faço alguma coisa, se parar, enferrujo" brinca Dona Jana.
E quem quiser seguir a Dona Jana nas aulas de Ginástica e Funcional, ou até praticar outras modalidades, não tem mistério. A Fesporte oferece diversas possibilidades na Serra. As atividades são das mais variadas. Em Córrego do Ouro, há aulas de futsal, ginástica e funcional. Trapiche também oferece aulas de futsal. Já em Glicério, as aulas são de vôlei de praia, ginástica e funcional. No Frade, além de ginástica e funcional, há também basquete, futsal e futebol de campo. E no Sana há futsal, futebol society e ginástica e funcional.