Alunos alertam para descarte seguro do lixo

06/09/2022 09:55:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Caminhada desperta consciência ambiental e tem participação de pais.

Com música alertando sobre a importância de se jogar resíduos no local adequado, cartazes e participação da comunidade escolar, a Escola Municipal de Educação Infantil Professor Emilson de Jesus Machado, do Parque Aeroporto, promoveu nesta segunda-feira (5) uma caminhada nas vias próximas da unidade. O objetivo, segundo a direção, foi promover a conscientização ambiental e advertir sobre as consequências que atos como jogar lixo na rua podem acarretar ao ser humano e ao ecossistema coletivo.

A preservação do meio ambiente, o ensinamento sobre o local certo de jogar o lixo e não poluir a rua nem os bueiros foram apontados pelo papai Cristiano Pacheco como ensinamentos importantes que a escola intensifica ao promover a caminhada. “E os pais participando junto com os filhos colaboram para que a criança cresça com consciência ambiental e ecológica”, mencionou Cristiano, que percorreu as ruas de mãos dadas com o filho Benjamin, de quatro anos.

Segundo a professora orientadora da escola de educação infantil, Séia Guimarães, a caminhada ecológica é reflexo de lixos deixados nas portas da escola em horários diversos. "Essas sacolas atrapalham a mobilidade de cadeirantes, o visual, o lixo fica esparramado, atraindo insetos e com risco de causar doenças”, lamentou a professora, informando que a ação desta segunda-feira faz parte do projeto Institucional Eu no Mundo.

- É um projeto de meio ambiente, no qual fazemos um trabalho de percepção da notabilidade da questão da reciclagem em alunos e famílias – observou Séia Guimarães, citando que o projeto trabalha na feira de ciências o tema “Cuidar do ambiente é cuidar da gente, o amanhã depende de nós”.

Alunos das 24 turmas de alunos, que têm de dois a cinco anos e meio, participaram nesta segunda-feira da caminhada da escola, promovida em dois horários: às 8h30 e às 14 horas, para atender aos dois turnos de discentes. Pais, professores e auxiliares escolares também percorreram as ruas do Parque Aeroporto.

A Guarda Ambiental apoiou a iniciativa fazendo a orientação aos condutores. A professora do maternal dois, Penha Cristina, destacou que a colaboração em atitudes e hábitos deve ser de todos com ações práticas que incentivem a sustentabilidade. “O correto descarte de resíduos é uma demanda que deve ser preocupação de toda a sociedade, em uma atitude colaborativa”, classificou.

A Secretária de Educação, Leandra Lopes, afirmou que iniciativas que estimulem a compreensão de medidas para um espaço escolar saudável são importantes para trabalhar a responsabilidade coletiva desde a infância. "As crianças são multiplicadoras de conceitos ambientais como o descarte seguro de resíduos e todos podem colaborar para que as unidades escolares sejam locais de aprendizado aliado à preservação ambiental", comentou.

A avó Fabiana de Oliveira acompanhou a neta Maria Alice em todo o percurso. “Todos precisam ajudar a manter a escola, os recursos naturais e combater os danos ao meio ambiente”, salientou.


Fotos Relacionadas