Preservar a natureza. Esta é uma das finalidades da programação que está sendo organizada pela Secretaria de Ambiente,para marcar o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data que é comemorada neste domingo (5), será marcada comemorada com plantio de mudas de pau-brasil na próxima sexta-feira, às 10h, no espaço situado entre as escolas municipais Onilda Maria da Costa, Engenho da Praia e Esméria Reid dos Santos.
A programação vai contar com a parceria da Transpetro, empresa responsável pela doação de mudas. Além disso, a Semana do Meio Ambiente vai contar com diversas atividades nas unidades da rede municipal.
Durante o evento, haverá apresentação de dança voltada para a cultura indígena. Para isso, os estudantes do Colégio Engenho da Praia já estão preparando a manifestação artística, que fez sucesso durante a realização da Literarte.
O espaço ambiental com mudas de pau-brasil vai mobilizar cerca de 1.500 alunos, que vão cuidar da manutenção das mudas e até mesmo ter aulas de disciplinas como Ciências e História do Brasil. O número de mudas ainda está sendo definido pela organização do evento.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, a Semana do Meio Ambiente é essencial para trabalhar em prol de reflexões e diálogos sobre a poluição do ar, solo e da água, além da destruição das espécies vegetais e floretas, bem como a extinção de animais. Os profissionais da secretaria de Educação são orientados a levar aos estudantes informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza. “A parceria com a Transpetro é muito positiva”, destaca.
A Transpetro é uma empresa subsidiária integral da Petrobras, que tem como um dos objetivos melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a inclusão social, gerar empregos e valorizar as iniciativas de proteção ao meio ambiente. Outra ação de parceria desenvolvida pela empresa é a visitação ao horto que funciona em sua sede.