Alunos da Educação Infantil colocam a mão na terra no projeto "Que Mato é Esse?"

30/09/2022 14:38:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

A aula diferente aconteceu na MAI Professora Maria das Dores Souza Tavares, no Morro de São Jorge

A sexta-feira foi diferente para os alunos da EMEI MAI Professora Maria das Dores Souza Tavares, no Morro de São Jorge, Aroeira. O clima chuvoso só colaborou para o sucesso da ação programada para a manhã: colheita das hortaliças que foram plantadas - por eles mesmos - no local. Dessa forma, os pequenos da escola integral de Educação Infantil, puderam ver o resultado do plantio, identificar a diferença entre cada hortaliça e ainda degustar na hora da merenda.

Segundo o coordenador do projeto, Jaques Cavalanti, as mudas e a terra para o plantio foram levadas para a escola no dia 18 de agosto.


"Como também sou assistente social da Estratégia de Saúde da Família, uma das várias unidades de saúde que atendo é a ESF do Morro de São Jorge. Lá, fiquei sabendo sobre a vontade de executar um projeto de horta que eles já tinham na escola. Eles fizeram esse plantio inicial e vamos continuar apoiando a equipe", explicou Jaques.

A diretora da EMEI, Laura Xavier de Lima, conta um pouco mais sobre a atividade.

"O desejo de implantar esse projeto na escola surgiu há uns anos. Já tínhamos o nosso projeto montado e por conta de intempéries naturais, não tínhamos conseguido um local adequado para levar as hortas adiante. Este ano, pedi a uma professora que montasse o projeto e Jaques veio somar, veio como parceiro para nos ajudar a desenvolver a ideia", conta Laura.

A horta foi feita com utilização de pneus e garrafas pet, além de utilizar pedras do local para fazer o cercado. Dessa forma, também foi possível trabalhar a reciclagem com os pequenos. "E após a colheita do que plantamos e cuidamos nesses dias todos, fizemos uma salada. Além de Jaques, também contamos com ajuda da comunidade para as mudas e sementes plantadas", explica a diretora.


Fotos Relacionadas