
Foto: Moisés Bruno
Escovação, limpeza, aplicação de flúor e até restauração são serviços oferecidos no veículo
Nicolas e Derick Artur dividem muito mais do que a amizade e a sala de aula. Alunos do Pré 2 da Escola Municipal de Educação Infantil Juventino da Silva Pacheco, na Barra, eles não têm medo de dentista e ficam felizes quando são atendidos no ambiente escolar, próximo de seus colegas e professores. Demonstrando conforto no atendimento dos profissionais, os meninos foram atendidos nesta terça-feira (28), pela unidade móvel odontológica do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde.
Esse foi o primeiro atendimento do novo veículo, que permanece na EMEI das 9h às 17h, na ação que envolve os alunos de dois a cinco anos de idade, do Maternal até o Pré 2. As diretoras Jaqueline Carolina de Jesus (geral) e Juliana da Silva Santos (adjunta) comemoram a ação que beneficia todas as crianças previamente autorizadas pelos pais.
“Temos 80 crianças no turno da manhã e 110 à tarde. Percebemos que, no ambiente escolar, elas ficam mais à vontade e perdem o medo mais rápido. O veículo móvel já é uma novidade, embora as crianças já conheçam o trabalho da Odontopediatria do município com a vinda da equipe de saúde bucal a cada dois meses aqui para limpeza, aplicação de flúor. E todos os dias as professoras também já fazem esse trabalho de escovação com os alunos”, observa Jaqueline.
“Isso faz com que o atendimento seja mais rápido e que eles não precisem levar as crianças para um espaço específico e esperar o agendamento, por exemplo. É uma forma de agilizar, sem contar que a escola é um ambiente seguro e confiável”, acredita Juliana.
“a entrega da segunda unidade de odontomóvel é a prova do compromisso da gestão em ampliar o acesso à saúde em todas as regiões de Macaé. Esse investimento garante que o cuidado chegue a quem mais precisa se tornando mais um passo na construção de uma saúde pública eficiente", ressaltou.
"O objetivo é levar saúde bucal para quem mais precisa, ampliando o acesso da população”.