logo

Alunos da Estácio ministram palestra na Fábrica de Cidadania

27/04/2010 20:46:31 - Jornalista: Grazielle de Marco

Como se preparar para o mercado de trabalho e como se apresentar bem em uma entrevista de emprego. Essas e outras dicas são essenciais para quem está à procura de novas oportunidades profissionais. Pensando nisso, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e em parceria com a Universidade Estácio de Sá ofereceu na última semana a palestra “Marketing Pessoal - venda-se, seja o melhor!”, para os alunos da Fábrica de Cidadania.

O evento, que teve como palestrante a professora Aline Guarany, e os alunos do primeiro e segundo períodos do curso de Recursos Humanos da Estácio, fizeram parte da programação do curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores. De acordo com a professora, em um mercado competitivo, o candidato deve não só ser um ótimo profissional, mas saber demonstrá-lo através de sua postura, da forma de se vestir, currículo, entre outros.

Além disso, os alunos da Fábrica tiveram a oportunidade de trocar experiência com os alunos da Estácio que já trabalham em grandes empresas de Recursos Humanos da região, e que focaram o mercado de trabalho local durante a palestra. Outro ponto alto e de grande interesse dos alunos da Fábrica foi durante a explicação sobre o e-marketing e a divulgação da imagem profissional nas redes sociais (facebook, twitter, Orkut), uma vez que muitas empresas observam esses perfis antes da contratação.

Para desenvolver o tema de forma mais atrativa, foram realizadas dinâmica de grupo, apresentações de teatro sobre como se vestir, postura numa entrevista, e como montar o currículo. O coordenador do programa Macaé Inteligente, do qual a Fábrica de Cidadania faz parte, José Vicente Rodrigues, explicou que as palestras de marketing pessoal tem um grande apelo entre os alunos. “Tivemos presentes mais de 70 alunos da fábrica, além de visitantes que ficaram sabendo e quiseram participar”.

A palestra também fez parte da programação do curso de graduação da Estácio de Sá, e foi um momento em que os estudantes puderam colocar em prática o que aprenderam sobre o que é necessário para a realização de uma palestra. “Percebemos que alunos falando com alunos tem uma aceitação muito maior que professor falando com aluno. E entendemos que o assunto é muito importante para a pessoa que está ingressando no mercado de trabalho”.

A parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Universidade Estácio de Sá foi firmada há dois anos e meio, representando grandes benefícios para os alunos das duas instituições. “Essas palestras são fundamentais para a formação geral dos alunos da Fábrica, que saem com um diferencial para o mercado de trabalho”, afirmou Vicente.

O curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, oferecido pela Fábrica da Cidadania tem em sua programação quatro palestras que priorizam a cidadania, entre elas o empreendedorismo, o marketing pessoal e noções de administração.

A Fábrica da Cidadania faz parte do projeto Macaé Inteligente, que hoje abrange também as 19 Lan Houses Públicas da prefeitura. Quem tiver interesse em participar do curso, deve procurar uma das Lan Houses Públicas do município munido de Identidade, CPF, Título de Eleitor, uma foto 3x4 e 1kg de alimento não perecível. Para se inscrever é preciso ter idade superior a 12 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo email macaeinteligente@macae.rj.gov.br ou pelo telefone (22) 2773 3565.