Alunos da Estácio participam de projeto ambiental

30/03/2005 16:09:56 - Jornalista:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está colocando em prática o processo de recuperação da restinga da Praia dos Cavaleiros, que teve algumas partes afetadas pelas obras de modernização da orla. O primeiro passo é o cultivo de mudas de epoméia, planta que ocupa cerca de 95% da vegetação. A ação envolve a participação de 50 alunos do curso de Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá.

A fase inicial do projeto engloba a produção das mudas que serão transplantadas nos pontos de falhas de vegetação, o que deverá ocorrer dentro de dois meses, tempo estimado para que elas atinjam o tamanho ideal para garantir o sucesso da operação. Depois de retiradas, as plantas são levadas para um terreno que fica próximo à praia, cedido pela Associação de Moradores e Comerciantes da Praia dos Cavaleiros (Amcav).

A participação dos estudantes do curso de Planejamento e Gestão Ambiental é uma oportunidade de vivenciar a dinâmica de campo na vegetação de restinga, proporcionada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. É ainda um trabalho de sensibilização que visa a multiplicação da preservação ambiental, através do conhecimento teórico aliado à prática. Além de pôr a mão na massa, eles participam da aula de campo ministrada pela engenheira florestal Alessandra Cristina Veloso.

Para executar o projeto de recuperação da restinga, a Secretaria de Meio Ambiente conta também como parceiros a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) e a Secretaria de Agricultura (Semaga), que está fornecendo o substrato para o plantio e adubagem das plantas.