Foto: Livio Campos
A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, falou sobre a entrada dos cursos em comunidades como a Malvinas
Os alunos do curso de informática ministrado pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) na Escola Municipal Eraldo Mussi, na Malvinas, foram destaque durante a cerimônia de entrega dos 1.500 certificados realizada na última quarta-feira (13) que lotou o auditório do Colégio Estadual Matias Neto.
A aluna Vilma Ribeiro e a professora Érica Pessanha representaram o bairro durante a cerimônia. A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, falou sobre a entrada dos cursos em comunidades como a Malvinas, que passou por um trabalho recente de pacificação.
- O perfil de violência foi mudado. É muito gratificante saber que o Cetep faz parte das ações de pacificação, oferecendo qualificação para a comunidade, proporcionando novas possibilidades para os moradores, disse a secretária.
Vilma falou sobre a carência do local. “Precisávamos somente de oportunidade e a prefeitura levou isso para o bairro, já que para muitos é difícil sair para estudar”. Representando todos os professores, Érica Pessanha destacou que o investimento na qualificação é um dos caminhos para a recuperação social.
O diploma também fez toda a diferença na vida do aluno Giovanni Santos do bairro Aeroporto, portador de necessidades especiais, aluno do curso de Grafite. “Já gostava muito de desenhar, mas não imaginava que conseguiria fazer o que aprendi. Comprovei para mim mesmo que sou capaz de derrubar algumas barreiras”, disse emocionado ao lado do professor Marlon Muk.
O evento contou com a presença do representante da empresa RTLEA, Dermeval Porto Maciel, do gerente administrativo da UTC, Clovis Manoel dos Santos, do coordenador de RH da UTC, Mariel Gonçalves Dória, da representante da empresa Del Costa, Tatiane Carvalho e da coordenadora da unidade do Cetep Aroeira, Vanuza Sodré.
O coordenador de RH da UTC falou sobre o diferencial dos cursos do Cetep para o mercado de trabalho em Macaé, que está cada vez mais competitivo. “O Cetep veio agregar valor aos profissionais que desejam se aprimorar para buscar uma promoção ou para quem deseja se qualificar. Apoiamos o trabalho e somos parceiros nessa empreitada”, disse Dória.
Vanuza Sodré informou que essa semana a unidade Aroeira iniciou oito cursos com 17 turmas e 350 alunos. “Os cursos de Informática Básica, Inglês Básico, Básico de Almoxarife, Departamento Pessoal, Administração e Logística e no Projeto Geração de Renda os cursos de Artesanato em Fuxico, Customização de Roupas e Sandálias e Corte e Costura”, contou.
A diretora presidente do Cetep, Waleska Freire, disse que o desafio agora é a oferta de cursos na área industrial.
- Precisamos firmar parcerias para a realização da parte prática dos cursos. Já iniciamos com o curso de Montador de Andaimes onde 80 pessoas foram beneficiadas. Estamos trabalhando para ofertarmos Cursos de Solda e Caldeiraria. A Secretaria de Educação iniciou a retomada do convênio com o IFF – Instituto Federal Fluminense, antigo CEFET, que cederá as oficinas de Solda e Caldeiraria para aulas práticas. Nesses quatro anos de existência, o CETEP emitiu mais de 18.000 certificados. Temos a certeza que contribuímos de alguma forma para o crescimento pessoal dos alunos que passaram pelo CETEP, finalizou.
CERTIFICADOS- Foram entregues os certificados dos cursos: Agente Ambiental, básico de Salgadeiro, Cuidador Infantil, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Informática Avançada, Informática Básica, Inglês básico, Inglês Intermediário, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, NR10, Técnicas Básicas de Administração e Logística, Técnicas Básicas de Departamento Pessoal, Técnicas Básicas de Recepcionista e Telefonista c/ ênfase no atendimento ao cliente, Cuidador de Idosos com ênfase em prevenção de feridas, Autocad, curso básico de Almoxarife, curso de Telefonista, Eletricidade Residencial Básica, noções básicas de Segurança do Trabalho, técnicas básicas de Recursos Humanos, técnicas básicas de Sistema de Gestão baseados nas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OSHAS, Panificação, Contabilidade, Montador de Andaimes, Informática básica para Idosos, Relações Humanas, Auxiliar de Saúde Bucal, Oficinas deTécnicas Pedagógicas e Grafite.