Desenvolvido em unidades de Ensino Fundamental (1º ao 5º anos de escolaridades) e Educação Infantil, a ação “Pequenos Líderes” está movimentando 24 escolas da rede municipal de ensino. O trabalho, ministrado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é coordenado pela equipe do Programa "Educação para Paz – projeto: Conselho Escolar" e conta com a participação dos contadores de histórias.
O objetivo é o fortalecimento da cidadania e formação de valores dos estudantes. Para isso, a equipe multidisciplinar do projeto Conselho Escolar está visitando escolas, promovendo atividades e dinâmicas que levam os alunos a refletir e debater ações do dia-a-dia, o papel de um líder e questões como direitos e deveres.
— A intenção é assegurar levar aos nossos alunos princípios como cooperação, igualdade, respeito e uma boa liderança aliada ao conhecimento. A rede municipal visa contribuir com a formação de cidadãos que possam vir a ser representantes, seja em sua escola, sua comunidade ou qualquer setor da sociedade civil organizada — ressaltou o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.
A coordenadora do programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, concorda com o secretário, e acrescentou que, “este projeto é sensacional, pois trabalha a liderança em crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Estes alunos são a,base do futuro”, ressaltou.
Mas, para se tornarem pequenos líderes, os alunos devem mostrar dedicação e interesse diante das atividades. Para o segmento infantil a responsável técnica pelos Conselhos Escolares, Rogélia Rozendo, conta histórias que destacam temas como liderança, responsabilidade, deveres, direitos e ações positivas na escola, família e comunidade.
— Uma das histórias é “Três Porquinhos”, em que um dos personagens exerce o papel de líder e se destaca pelo dom do planejamento de construção de uma casa — disse a responsável que apresenta imagens com desenhos para as crianças refletirem sobre as ações negativas e positivas e inicia um diálogo sobre a importância de ser um líder na sala de aula ou na escola.
Animados, os alunos do Pré II da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Cecília Furtado, Erick Marlon da Costa e Maria Clara da Silveira, não paravam de sugerir as regras que um bom líder deve adotar. “Um líder deve respeitar o colega e o professor. Eu também queria que todos cuidassem do parque do bairro que eu moro e da minha escola, que é muito bonita”, contou Maria Clara.
Satisfeita, a diretora da unidade, Jane Valéria Rômulo, destacou a importância da ação. “Nossos alunos ficaram muito motivados e empenhados. Pude perceber que, a partir desta atividade, poderão surgir novos talentos para exercer liderança em toda vida estudantil”, disse. Já a professora Karine Figueira comentou que esta ação será essencial para reforçar o cumprimento de regras, tanto na escola, quanto na comunidade. “Gostei muito do trabalho. A Secretaria de Educação está de parabéns”, falou.
Mas, a ação “Pequenos Líderes” também abrange contação da hostória “Reizinho Mandão”, em que os estudantes dos 1º e 2º anos têm a oportunidade de redigir frases e produzir desenhos sobre o exercício do papel de liderança.
Já os estudantes do 3º ao 5º ano participam da contação da história “Assembleia dos Ratos”. “Na ocasião, as turmas são divididas em dois grupos, em que os estudantes apresentam opiniões sobre os problemas da realidade e como podem ser minimizados e solucionados. No final do programa, a equipe analisa as melhores propostas destacadas pelos grupos. A proposta é escolher a melhor solução em prol da coletividade”, finalizou Rogélia Rozendo.
A atividade, que acontece semanalmente, foi ministrada nesta na última quinta-feira (18), no Colégio Municipal Neuza Goulart Brizola, às 9h e às 14h, do 1º ao 5º anos de escolaridade, e nesta sexta-feira (19), na Escola Municipal de Educação Infantil Esméria Reid, às 9h e 14h. O cronograma se estende até o dia 13 de novembro, com a turma de Pré- II, da Escola Municipal de Educação Infantil Átilla de Aguiar Maltez Júnior.