Foto: Moisés Bruno
Polivalente Anísio Teixeira recebe as atividades do circuito de trânsito
Com foco em envolver toda a sociedade, a 5ª edição da campanha do Maio Amarelo em Macaé está sendo direcionada essa semana com atividades para os alunos da rede municipal de educação e palestras para colaboradores de diversas empresas. As ações são realizadas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e seguem ao longo de todo mês.
Na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira foi montado um circuito de trânsito onde os alunos das escolas municipais, de segunda a sexta-feira (de 5 a 9), nos turnos da manhã e tarde, são recebidos e aprendem um pouco mais sobre o trânsito e suas regras. Após uma palestra, a agente de trânsito Lyriam Patrício interage com os alunos explicando e orientando os estudantes sobre as boas práticas no dia a dia do trânsito.
Em seguida, a equipe leva os estudantes para percorrerem o circuito montado na quadra da escola que simula o trânsito, com faixas de pedestres e sinalizações. Na terça-feira (6), à tarde, 75 alunos da Escola Municipal Wolfango Ferreira (Barra) participaram das atividades.
“É muito importante despertar essa consciência do que é o trânsito e como eles estão inseridos neste contexto. As regras do trânsito são para todos: motoristas e pedestres. Mais legal também é a questão da inclusão e interação entre alunos autistas e alunos não autistas durante essas atividades. Vamos continuar na escola a fazer esse trabalho voltado para o trânsito”, disse a professora do 4º ano do Wolfango Teixeira, Cristiane Soares.
“A educação vem desde cedo. Vimos no Polivalente para acompanhar a campanha do Maio Amarelo. O prefeito Welberth Rezende tem uma preocupação enorme em reduzir os índices de acidente de trânsito em Macaé. Com isso, a secretaria de Mobilidade Urbana intensificou as ações do Maio Amarelo. Durante a semana as crianças estão participando do circuito onde elas aprendem que é importante respeitar as leis de trânsito. O secretário Jayme Muniz está empenhado na campanha e colocou toda equipe da Educação para o Trânsito para acompanhar esse trabalho nas empresas e em outras ações visando salvar vidas. Esse é o objetivo da campanha do Maio Amarelo”, disse o subsecretário de Mobilidade Urbana, Maurício Braga Mesquita, que acompanhou a ação no Polivalente.