logo

Alunos da rede municipal participam de Campeonato Estadual de Xadrez em Macaé

02/08/2023 12:11:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Evento realizado no Colégio Atlântico destaca escolas e alunos da rede municipal

Nos dias 29 e 30 de julho, o Colégio Atlântico foi palco da 4ª etapa do Campeonato Estadual de Xadrez, reunindo 80 participantes entre adultos e infantis. O evento se destacou como o maior encontro de xadrez já realizado na cidade de Macaé e foi considerada a segunda maior etapa da competição estadual até o momento.

Dentre os participantes, 13 alunos representaram a rede municipal de ensino, com destaque para as escolas C.M.Prof. Paulo Freire, CAP e C.M. Botafogo, que apresentaram uma excelente performance em suas categorias.

Representando a Escola Municipal Paulo Freire, os alunos Matheus Linhares Santos, Kevin Daniel França dos Santos e Ester Lopes Maia da Silva mostraram habilidades excepcionais e orgulharam sua instituição.


"Os nossos três representantes são muito empenhados e estudiosos. Eles já participaram de outras competições, tanto dentro da escola quanto em competições municipais interescolares. Eu tenho muito orgulho deles", comentou Simone de Carvalho, diretora da EM Paulo Freire.



Pelo CAP, os alunos Keven Willian Araújo, Davi Castor, Breno Nunes, Raquelme dos Santos, Pedro Linhares e Gabriel Dias se destacaram em suas partidas, trazendo para a escola as medalhas de ouro, prata e bronze na categoria sub-18.

A delegação do Colégio Municipal Botafogo também brilhou no torneio, com os alunos Sayonara Luiza Mata de Souza, Abraão Junior Da Paixão Silva, Gabriel Gomes da Silva e Ismael Gomes da Silva demonstrando seu talento no tabuleiro.

Entre os destaques da competição, a categoria sub-18 do CAP dominou o pódio, com Davi Castor conquistando o ouro, Gabriel Dias a prata e Breno Nunes o bronze, mostrando a força e dedicação da equipe.

Na categoria absoluta feminina, a aluna Ester Lopes, da Escola Municipal Paulo Freire conquistou a 3ª colocação geral.


"Desde o começo do projeto nós já vemos o ganho social nas crianças, a integração através do esporte e também trazendo para elas uma atividade de qualidade no tempo ocioso. Mas, com esta etapa do campeonato estadual de xadrez, tivemos também o ganho esportivo, um resultado impressionante e muito importante, tanto para os alunos quanto para o projeto. Esse resultado se deve ao trabalho dos professores que estão na linha de frente com os alunos nas mais de 20 unidades onde o projeto está. O governo municipal tem incentivado muito a prática esportiva nas escolas, aliado a educação como ferramenta de mudança social", disse Fernando Gama, Coordenador do projeto Escola com Vida.


Escola com vida

O projeto Escola com Vida, da Coordenação de Esporte da Superintendência de Educação Integrada, envolve cerca de 700 alunos em 20 núcleos, tanto no Centro como na Serra, promovendo a prática do xadrez e outras modalidades, sempre incentivando o desenvolvimento intelectual e social dos estudantes através do esporte.


Fotos Relacionadas