Alunos do Colégio Municipal Elza Ibrahim participam esta semana da 10ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) em São Paulo, onde irão demonstrar um projeto que foi desenvolvido em uma feira interna de ciências da rede pública.
A professora de Ciências Físicas e Biológicas, Laureliane Cristina de Araújo Sales, informou que os alunos do nono ano construíram uma casa onde todas as idéias apresentadas na feira interna da escola foram adaptadas, como velocidade média de um carro que sai da garagem, inversão de polaridade, teoria de vasos comunicantes, pressão hídrica, circuito elétrico e energia aeólica, entre outras. “O projeto dos seis alunos do nono ano funciona como um pequeno laboratório de física”, destacou.
Rodrigo Ferreira, Daniele Rosa e Luan Oliveira, são três dos seis alunos do projeto que estão em São Paulo. Em 2010 o projeto ganhou o primeiro lugar na mostra científica da UFRJ na categoria ensino fundamental e primeiro lugar do Jovem Inovador do Colégio Castelo. Este ano os alunos da rede pública do ensino de Macaé são alunos do Instituto Federal Fluminense. Rodrigo e Daniele cursam Automação Industrial e Luan faz Eletromecânica. “A perseverança nos fez crescer. Que outros alunos sigam nosso exemplo”.
A Febrace acontece até quinta-feira (15), na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), e contará com 325 projetos desenvolvidos por 745 jovens talentos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental (8ª e 9ª anos), médio e técnico de todas as regiões do país. Os projetos, a exemplo das edições anteriores, oferecem soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade.