logo

Alunos da UFRJ iniciam treinamento no HPM

07/04/2011 15:47:47 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Alunos vão começar a estudar Prática Clínica na instituição. HPM agora também é Hospital Escola

O secretário de Saúde de Macaé, Eduardo Cardoso recebeu na manhã desta quinta-feira (7), no Hospital Público Municipal (HPM) os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que irão iniciar o treinamento de prática clínica na instituição.

Na ocasião, o secretário que também representou o prefeito Riverton Mussi, lembrou o empenho do município em tornar realidade a vinda não só da UFRJ para o município, como de outras instituições de ensino superior. “O prefeito foi um grande incentivador deste processo e hoje Macaé está se transformando em um pólo universitário”, frisou, ressaltando que o projeto foi abraçado por diversos profissionais tanto da saúde quanto da educação.

Acompanhado do diretor superintendente do HPM, Felipe Barreto, o secretário falou um pouco da rotina do hospital, que é totalmente custeado com recursos municipais. Além de atender à população macaense, que está entorno de 200 mil pessoas, a unidade recebe pacientes de outras cidades vizinhas, o que mantém o índice de ocupação sempre em 100%.

- Para manter toda essa estrutura que conta com 17 especialidades médicas de plantão, UTI adulto, neo-natal e pediátrica, a prefeitura gasta mais de 100 milhões por ano -, frisou.

Felipe acrescentou que a chegada dos alunos à instituição, marca uma luta antiga de diversas pessoas, como o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, o enfermeiro Ivanildo Drumond, o médico Ricardo Goulart, entre outros profissionais que atuaram nas comissões para implantação do curso. “A vinda dos alunos trará novo fôlego a instituição e um estímulo para que alguns profissionais ponham em pratica sua aptidão para o ensino”, disse.

O coordenador do curso de Medicina da UFRJ, Paulo Mendonça, anunciou que indicaria a reitoria da instituição o nome do médico Manoel Ângelo Raposo, coordenador da cirurgia geral do HPM, como professor colaborador.

Ele também disse que dentro deste processo de tornar o HPM em hospital escola, a reitoria da UFRJ irá construir anexo ao Centro de Estudos do hospital, um prédio provisório com salas de aula. “Ser hospital escola é uma certificação, que passa pela avaliação criteriosa do Ministério da Educação e este treinamento de clinica médica e técnica operatória pela qual os alunos farão aqui,faz parte deste processo”, garantiu.

A expectativa dos alunos para colocar em prática as teorias aprendidas da universidade é grande. Segundo a aluna Anna Carolina Maurício pela recepção que receberam a expectativa é a melhor possível. “Com a colaboração dos profissionais e pacientes iremos desenvolver nossas atividades da melhor forma possível”, disse.

O treinamento de prática clínica será realizado duas vezes por semana e o grupo de cada cinco alunos será supervisionado por um docente responsável. Além da clínica haverá um grupo atuando na técnica operatória (cirurgia geral).


Fotos Relacionadas