Foto: Maurício Porão
As aulas práticas no IMMT aconteceram nesta sexta-feira (17)
Alunos do sexto período de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – Campus Macaé) tiveram aulas práticas no Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), na tarde desta sexta-feira (17). Eles fizeram pesquisas nos laboratórios de pressão, massa, eletricidade, dimensional e ambiental.
Segundo o diretor presidente do IMMT, o engenheiro químico Luiz Carlos Castro, a atividade prática dos estudantes é muito importante por propiciar uma abordagem da metrologia, que capacita os alunos a atuarem com mais qualidade nas suas profissões. “As aulas colaboram para aumentar a aptidão em termos produtivos e de serviços para a indústria do petróleo”, garante.
Existe parceria entre a Prefeitura de Macaé e a instituição de ensino para que no IMMT funcione o Centro de Desenvolvimento Tecnológico. São dez os laboratórios da universidade nesse centro, como por exemplo de microbiologia, produtos ativos e fisiologia esportiva.
Os alunos são provenientes da disciplina de Instrumentação de Grandezas Mecânicas, cujo professor é João Sant’Anna. Além dele, também orientavam os estudantes os técnicos em metrologia Dilson Fiuza e Antônio Benedito Leal. As aulas práticas ocorrem todas as segundas e sextas-feiras, de modo permanente.
O diretor presidente do IMMT disse que dentre os trabalhos desenvolvidos com os estudantes estavam a calibração de manômetros analógicos, paquímetros e balanças mecânicas para que eles adquiram conhecimentos necessários e fundamentais para atuações profissionais, garantindo assim, a qualidade dos produtos e serviços da região.
- Também realizamos atividades práticas no laboratório de Metrologia Ambiental, onde foi medida a densidade de líquidos diferentes com densímetros. Comparamos as medidas feitas com a balança analítica, balão de precisão e proveta – explicou Luiz Carlos Castro.
Nova visão profissional
O estudante do sexto período de engenharia na UFRJ (Campus Macaé), Daniel Siqueira Cormack, de 22 anos, conta que no IMMT os futuros engenheiros têm a oportunidade de estreitar os contatos com a prática e as técnicas exigidas pelo mercado.
Já Alessandro Leão Pires, de 23 anos, do mesmo período, curso e instituição de ensino, comenta que o IMMT proporciona aos estudantes a possibilidade de aprender no dia a dia tudo que veem em sala de aula.
- Nossa aproximação com a nova visão profissional se dá de forma envolvente. Isso é bom porque estabelece experiência favorável à nossa qualidade como engenheiros no mercado de trabalho – completa.
O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) fica na Rua Alcides da Conceição, 159, no bairro Novo Cavaleiros. O telefone é (22) 2791-3871.