logo

Alunos de grafite produzem painel em escola

29/06/2012 10:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Zelo aliado à criatividade. Com esta proposta, os alunos do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, participantes da oficina de grafite do programa “Mais Educação”, estão produzindo um painel. A confecção voltada para o respeito ao ambiente que em estudam, faz parte da culminância do semestre letivo do programa que atende a 130 alunos do colégio.

O “Mais Educação” é coordenado pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Seu objetivo é executar atividades no contraturno e colaborar com a ampliação da jornada escolar e organização curricular sob a perspectiva da Educação Integral.

A intenção é que o programa seja ampliado no segundo semestre letivo. Hoje, o programa é ministrado em seis unidades municipais de ensino. Entre elas está o Colégio Maria Letícia Santos Carvalho, que atende aos alunos com oficinas de xadrez, reforço escolar de Matemática e Letramento, além de grafite e capoeira, que são as mais procuradas.

A arte do grafite está envolvendo cinco turmas do Ensino Fundamental, em especial os alunos que apresentaram melhores desempenhos nas aulas práticas de Artes. Entre os participantes está a aluna Aryenne Gonçalves, de 11 anos. Entusiasmada, ela fez questão de mostrar as imagens que criou para fazer parte do painel: “Fiz alguns desenhos e também estou entrevistando meus colegas para escrever um texto para o jornal escolar. Gosto muito de redação e grafite”, contou a estudante que integra ainda a equipe do Jornal Escolar.

Segundo o professor de Educação Física e coordenador do projeto na escola, Jorge Luís de Oliveira Júnior, o “Mais Educação” está conseguindo alcançar as finalidades de integração, socialização e desenvolvimento de potencialidades: “Cada vez mais os alunos fazem questão de participar das oficinas no contraturno”, contou.

Já a diretora da escola, Simone Viana, frisou que o programa está conseguindo melhorar o espaço escolar: “Percebemos cada vez mais o interesse dos estudantes. E este painel consolida a integração e o compromisso do programa. A prova disso é que serão apresentadas mensagens de respeito, zelo, higiene e harmonia no espaço educacional”, finalizou.

A arte foi iniciada esta semana no muro da escola será concluída na sexta-feira (6), mesma data em que será realizada a Feira de Ciências da unidade. A programação, que vai abordar o Meio Ambiente, está sendo desenvolvida pelos alunos e professores que fazem parte do Clube de Ciências, que funciona na unidade de ensino.