logo

Alunos de Macaé disputam torneio mundial de robótica no Maranhão

28/06/2019 10:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Luís Gustavo Malheiros - Arquivo Secom

Para participar da disputa internacional equipes passaram por etapas estaduais e nacionais

As equipes de robótica da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro) e Colégio Municipal Sana participam, até domingo (30), do Internacional Tournament of Robots (ITR), em São Luís do Maranhão. Considerada uma das competições de robótica mais importantes da área da tecnologia, o evento reúne do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Pernambuco e do Peru.

A participação dos representantes da região serrana foi conquistada no Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu em 2018, em João Pessoa, na Paraíba. No ano passado, apenas os três primeiros colocados de cada modalidade se classificaram para essa etapa, em conjunto dos campeões do TJR das edições da Argentina e Uruguai.

Durante a programação, os estudantes vão encarar desafios que envolvem as categorias resgate e viagem ao centro da Terra, além de resgate no plano, em alto risco, sumô tradicional, MMA e cabo de guerra. Para chegar à etapa final, as equipes passaram por etapas estaduais e nacionais até serem classificadas para a disputa internacional.

Nos meses anteriores ao Torneio Internacional, as equipes Sanandroid (Juliana Franco, Sofia Goes, Yuri Carmona e Gabriel Adans) e Serratec treinaram nas estações das escolas e no lab#InovareAprender, sob o comando de professores técnicos da rede municipal.

De acordo com a idealizadora e designer educacional, Luemy Ávila, a participação é uma troca de experiências com jovens de outros estados até mesmo de outros países. "Parabenizamos toda dedicação dos alunos, comunidade escolar e professores das duas escolas. Estamos felizes com o #InovareAprender rumo ao campeonato internacional", conclui.