Foto: Maurício Porão
O Saeb possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola, de permanência nela e eficiência do ensino.
Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, na terça-feira (7), tiveram agendamento para aplicação em seis unidades escolares da Rede de Ensino de Macaé. A Prova Saeb, realizada desde 1990, oferece subsídios para a elaboração e o aprimoramento de políticas educacionais, avaliando, em diversos níveis governamentais, a qualidade da educação.
Os exames voltados para a Educação Básica são elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicados, por meio da Fundação Cesgranrio, a mais de 8,4 milhões de alunos de todos os municípios brasileiros até o dia 17.
As unidades escolares agendadas para terça-feira (7) foram: Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, no distrito de Glicério; Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, no bairro Parque Aeroporto; Colégio Estadual Municipalizado Leonel de Moura Brizola, no distrito de Barra de Macaé; o Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, no bairro Virgem Santa; o Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, na localidade do Frade, e a Escola Técnica M. Natálio Salvador Antunes, no distrito de Córrego do Ouro.
Além de possibilitar a compreensão sobre as condições de acesso à escola, de permanência nela e eficiência do ensino, o Saeb apura outras informações relacionadas ao processo educacional. Através de questionários eletrônicos, é possível avaliar: atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores.
O Inep iniciou em setembro o envio dos links para o preenchimento destes formulários que devem ser respondidos até o dia 17, por gestores, professores e estudantes.