Foto: Bruno Campos
Projetos serão desenvolvidos com a utilização de sistemas ou aplicativos visando a inovação da gestão pública
Alunos da pós-graduação em Gestão Pública, do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos servidores da Prefeitura de Macaé, apresentaram, nesta quinta-feira (25), na Cidade universitária, nove projetos que serão desenvolvidos com a utilização de sistemas ou aplicativos, visando a integração dos servidores, inovação da gestão pública, além do fomento à parcerias. Sete startups estiveram presentes e, também, demonstraram seus modelos de negócios.
O encontro teve como objetivo a apresentação dos projetos dos alunos, que foram desenvolvidos por meio das demandas que são observadas no dia a dia dentro da gestão pública, para que as startups possam definir ações para contemplar a execução dos projetos.
De acordo com o Secretário Adjunto de Planejamento, José Manuel Alvitos Garcia, um dos projetos é o aplicativo que fomenta, de uma maneira virtual, a participação cidadã nos instrumento de planejamento.
Servidores que atuam na educação, por exemplo, desenvolveram um projeto para otimização do sistema de ingresso e movimentação dos alunos da educação básica. Já a carta de serviço é uma maneira virtual de apresentar os atendimentos oferecidos pela prefeitura, uma espécie de agenda virtual. As Startups vão definir os projetos que serão contemplados nesse momento. Os demais, serão ajustados. A meta é que todos os projetos sejam implantados.
"As Startups entram no processo na tentativa de promover ajuda tecnológica e inovação no desenvolvimento dos aplicativos os sistemas. Nesse contexto, forma-se um triângulo entre as startups, poder público, com os servidores no referido curso e universidade, que contribuí com o oferecimento do curso. A proposta é promover o desenvolvimento de produtos em benefício da população", destacou Alvitos.
O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Pública do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos servidores públicos é implementado pela Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior por meio da Superintendência Acadêmica. O programa acontece em parceria com a FeMASS, UFF, UFRJ e Petrobras. Estão inscritos 86 servidores de várias secretarias e órgãos municipais.