Foto: Divulgação
A ação mobilizou alunos, pais, professores e funcionários
Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada estiveram na Toca de Assis, nesta quinta-feira (20), para realizar a doação de alimentos e roupas arrecadadas durante a Gincana Solidária promovida pela unidade de ensino. A ação mobilizou alunos, pais, professores e funcionários em um mutirão de arrecadação dos materiais que foram entregues à fraternidade católica que abriga moradores de rua, a fim de devolvê-los a dignidade e reinseri-los na sociedade.
Com esta doação, a unidade de ensino promoveu, além da campanha solidária, a sensibilização das crianças para suas responsabilidades sociais. Atitude apoiada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação. A campanha para a arrecadação de alimentos e cobertores começou desde o início do mês passado e se encerrou com a apresentação para os pais realizada durante a Semana da Criança. Além da entrega do material arrecadado na Toca de Assis, os alunos ainda fizeram apresentações de poesias e de paródias para os assistidos pela instituição.
- Essa ação é muito importante porque cresce nos alunos o sentimento do voluntariado, já que hoje vivemos em uma sociedade bastante individualista. Esse movimento na escola, a criança cresce com o pensar da fraternidade e da solidariedade – disse a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa.
Para a diretora adjunta, Aline Bahia, atitudes como esta ajudam a formar a criança como cidadão e a escola tem esse papel de quebrar o estigma das diferenças sociais.
- Conseguimos mexer com tanta gente e tivemos um retorno muito bom, especialmente da escola que acreditou na ideia que foi abraçada pelos alunos e os pais deles. É através destas ações que podemos mudar, não só através de palavras. E a escola está aí para educar, com conteúdo, mas com conceitos que ajudem a formar o cidadão também, pontuou.
Para arrecadar os donativos e entregá-los, a escola ainda contou com o apoio da Marinha e da Petrobras. E para a aluna do 3º ano, Mariana Aguiar, a ajuda de cada um foi fundamental para a realização de um bem maior: “Ajudamos pessoas que tem mais necessidade, já que temos tanto e outros têm tão pouco. Então por que não dividir?”, lembrou.
A Toca de Assis sobrevive de doações de material de limpeza, higiene pessoal e alimentos em geral, além de outras atividades como a realização de bazares. Mas, segundo a representante da fraternidade católica, Irmã Vanessa, o que valeu muito também foi a presença das crianças junto aos assistidos: “Esse contato é muito importante, pois estando com estas crianças eles tem a chance de se distrair, conversar e relembrar seus familiares”, contou.
A comunidade também pode ajudar a Toca de Assis. Basta entregar a doação diretamente na sede da organização, que fica na Rua 5, s/nº, no bairro São José do Barreto, próximo ao Parque de Exposições. O telefone de contato é (22) 2759-4105.