Os alunos do Colégio de Aplicação (CAp-Funemac) lançaram a primeira edição de seu jornal escolar. Intitulado “Folha do CAp”, o periódico foi produzido pelos estudantes que participaram da oficina “Mídia Impressa – Jornal Escolar” durante todo o ano. Dirigido aos funcionários, alunos e a comunidade, o jornal teve como assuntos principais o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os cursos profissionalizantes oferecidos na cidade, as profissões do futuro. Além disso, tratou de temas ligados à própria instituição, como a proposta pedagógica, as conquistas do Grêmio Estudantil e as produções e eventos de destaque, dentre outros.
– A iniciativa do CAp em promover esta oficina é muito importante, já que o Jornal Escolar serve de veículo de informação entre a escola e o meio em que ela se insere. Além disso, em sala de aula, a produção do jornal ajuda no desenvolvimento dos processos de aprendizagem, pois desenvolve nos estudantes habilidades de pesquisa, leitura e escrita – diz o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar.
De acordo com a coordenadora-geral do Colégio de Aplicação, Renata Alfradique, a produção do jornal escolar foi uma forma de reviver a história dos três primeiros anos do CAp. “Esta é uma história construída por mentes que pensam e repensam, buscando fazer o melhor e por mãos que escrevem, pintam, desenham, tocam e dramatizam com seriedade, rigor e audácia. Enfim, um colégio formado por gente e para gente, que ministra aulas regulares, oferece disciplinas eletivas, programas e projetos”, elenca.
A oficina “Mídia Impressa – Jornal Escolar” nasceu a partir das disciplinas eletivas que o CAp oferece aos alunos. A partir da idéia apresentada, os próprios estudantes pensaram e produziram a publicação. E para conhecer como se dá este processo, eles realizaram uma visita ao parque gráfico do jornal “O Debate”. “Levamos os alunos à gráfica para que eles soubessem como se faz um jornal, como é a linha de produção, conversamos com as pessoas para que eles passassem suas experiências”, conta o coordenador do jornal, Richardison Mello.
Além disso, os alunos fizeram a leitura de diversas publicações da região, fizeram análises dos jornais, para que públicos os veículos se destinavam, dentre outras atividades, antes de identificarem qual seria o foco do jornal escolar. Este trabalho, desde a concepção da idéia até a impressão, aconteceu durante todo o ano de 2012.
No total, nove alunos participaram da oficina para produzir a primeira edição do “Folha do CAp”. E a expectativa é de que este projeto tenha continuidade no próximo ano letivo. “Queremos manter esta oficina em 2013 para dar continuidade ao projeto do jornal. Inclusive, alguns alunos que fizeram parte este ano estão querendo permanecer no ano que vem. Pretendemos fazer ainda um processo de seleção para outros estudantes interessados em participar”, adianta o coordenador, explicando que os alunos que integraram a oficina este ano seriam monitores no próximo ano.