Foto: Arquivo
Os alunos do curso de Noções Básicas de Infecção Hospitalar do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Municipal de Educação de Macaé, visitarão a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para conhecer a história do precursor da elaboração de vacinas no Brasil. Na ocasião, eles terão a oportunidade de visitar laboratórios que fabricam de medicamentos para HIV. “Na fundação desenvolvem-se várias pesquisas e tem ainda o Museu da Vida voltado para a ciência. É uma forma de ampliar os conhecimentos culturais e científicos dos alunos”, explica a instrutora Juliana Oliveira.
O curso possui 40 alunos que podem usar a qualificação como títulos para concursos públicos. Entre as disciplinas estão biosegurança, esterilização e história da informação hospitalar. “São 120 horas de curso. As visitas técnicas são para reciclar o conhecimento e entender melhor a prática”, diz a secretária Marilena Garcia.
Um dos objetivos do curso é orientar os alunos a atenderem os pré-requisitos básicos relacionados à área hospitalar, voltados para profissionais da área de enfermagem, de laboratório e saúde em geral.
Os interessados em fazer esse curso devem ficar atentos, pois novas turmas serão abertas nos próximos meses. O Cetep fica na Rua Alfredo Backer, 363, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.