Atividades diferenciadas para agregar valor aos cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Prefeitura de Macaé. Essa foi a idéia da professora Deumira Pains ao propor um trabalho para os alunos do curso de Inglês básico que está sendo ministrado no Colégio Municipal Samuel Brust, no bairro Fronteira. Três grupos de teatro se apresentaram em dinâmicas diferenciadas para colocar em prática o aprendizado do curso, finalizado semana passada.
— Fizemos essa atividade baseada em tudo o que aprendemos durante o curso básico, de 80 horas. Foi muito importante sair do quadro e do livro para a prática, e comprovar o quanto o conteúdo ensinado foi satisfatório. A conversação é uma forma de ver na realidade o que os alunos aprenderam — explica Deumira.
A aluna Thais Correa, que trabalha na multinacional Noble do Brasil, moradora do bairro Fronteira, falou que o curso melhorou sua comunicação dentro da empresa. “É uma forma de aprendizado divertida e com isso me soltei para a conversação”, disse.
A estudante Nathaly Silva, moradora do bairro Nova Holanda, também acredita que o curso melhorou bastante a sua pronúncia, pois foi uma oportunidade de colocar na prática, o que aprendeu durante os meses de curso. A mesma opinião tem a aluna Thamyres Bastos. “O teatro serviu para nos soltarmos. Agora acredito que tenho chances de buscar um trabalho no mercado offshore que exige bastante conhecimento em língua inglesa”, afirma.
Para a secretária municipal de educação, Marilena Garcia, essa é mais uma prova de que a educação profissionalizante é a oportunidade para a juventude macaense trilhar uma carreira no mercado.
— Além de salas de aula no próprio Cetep, a Educação utiliza espaços para descentralizar a oferta de cursos de qualificação gratuitos como o Colégio Municipal Samuel Brust na Fronteira, Escola M. Maria Isabel, no Centro, Ciep Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, Escola Municipal Jacyra Durval, Novo Cavalheiros, Escola Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, Escola Municipal Sandra de Araújo, Sol y Mar, Unidade da Aroeira, Casa do Caminho, Pousada da Cidadania, na Ajuda, Colégio Municipal Elza Ibrahim, na Ajuda, CRIADD, e na Escola de Qualificação da Imbetiba — enumera a secretária.