logo

Alunos do Cetep participam de palestra sobre prevenção ao câncer de mama

22/09/2008 10:00:17 - Jornalista: Márcia Pereira

Foi realizada neste sábado (20), palestra sobre “Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama” para a turma de Técnico de Enfermagem, do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da secretaria Municipal Especial de Desenvolvimento Sustentável. Proferiram as palestras Camila Peruzzi e Sonia Cavour, coordenadoras da União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) cujo foco é difundir os princípios da prevenção, o diagnóstico precoce, direitos dos pacientes, educação comunitária e formação de voluntários.

- O curso de qualificação profissional é oferecido através de convênio entre a Prefeitura e a Petrobras, e prossegue até julho” explicou a coordenadora geral do projeto, Omara Machado. As turmas de segunda, quarta e sexta feira vão assistir a mesma palestra na próxima sexta-feira (26) no Cetep. “Essa palestra faz parte da filosofia da Unamama, cujo lema é o seguinte: É melhor prevenir do que remédio dar - explicou a fonoaudióloga Sonia Cavour. Elas levam as palestras para empresas, entidades e escolas procurando atingir o maior número de pessoas.

O câncer é a segunda causa de morte no município e 80% é de câncer de mama, cuja maior incidência acontece em mulheres na faixa etária dos 45 a 60 anos. Mas os homens também podem ser acometidos pela doença. As principais causas apontadas são a vida estressante que é levada hoje em dia e a alimentação inadequada que utiliza alimentos industrializados. Mas, felizmente, o câncer de mama tem cura e ao observar sinais anormais, como qualquer nódulo na mama, mancha em torno do mamilo ou caroço duro na axila, as pessoas devem procurar imediatamente auxílio médico. A palestra ensinou como deve ser feito o auto-exame e com qual freqüência: pelo menos uma vez ao mês.

- A palestra fez parte da Semana da Saúde e a Unamama vai retornar para oferecer palestras a outras turmas do Cetep, pois achamos importante oferecer a alunos de todas as áreas palestras que incentivem a prevenção de doenças, explicou a diretora do Cetep, Deyse Frota.
Simultaneamente a realização da palestra, alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, atuavam no pátio da entidade fazendo avaliação corporal, com o intuito de mostrar a importância de cuidar da saúde, em outro convênio entre o Cetep e a Universidade Estácio de Sá.

Já a turma de Legislação Ambiental, visitava o laboratório Tesalab – Tecnologia em Serviços Ambientais, para conhecer detalhes dos exames realizados para avaliação da qualidade da água. O engenheiro químico Paulo Venícius Lima Machado também realizou palestras no Cetep sobre limpeza offshore em geral, durante os dois meses de curso.